one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Luiz Henrique faz graça em sua cadeira de rodas

Imagem:

Compartilhar:

Encontro de pediatras debate novos desafios da puericultura

Criado em 09/10/14 20h03 e atualizado em 09/10/14 20h40
Por Flávia Villela Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A puericultura, cuidado e acompanhamento do desenvolvimento da criança, vive uma crise de identidade e traz novos desafios para a pediatria. Este foi o mote da abertura do 9º Congresso de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Consoperj) hoje (9), que deve atrair mais de 1.500 pediatras até sábado, quando termina o evento, no centro da capital fluminense.

Tema central do congresso de pediatria, a puericultura é prática secular que envolve o acompanhamento do crescimento, do desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança até a adolescência. Para o pediatra Luciano Abreu, um dos conferencistas, as descobertas científicas e reorganizações familiares têm trazido novas questões para os pediatras.

“Como em toda crise, é preciso meditar sobre o que somos e qual é a nossa história. Que desafios o futuro apresenta para a puericultura, com as perspectivas de manipulação genética e biotecnologia? É preciso responder a essas perguntas. Passado, presente e futuro revistos, analisados e projetados tornarão a prática da puericultura mais consciente e consistente”, declarou ele.

O professor de pediatria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Marcos Junqueira do Lago, explicou que o pediatra lida hoje com crianças com uma gama de patologias maior do que nas décadas passadas.

“Há 20, 30 anos, muitas crianças tinham doenças sem cura, que não chegavam até o fim da gestação, porque a tecnologia não permitia, e tudo isso diminuiu muito. Atualmente, recebemos crianças que foram prematuras, tiveram problemas durante a gestação e já chegam com questões diferentes. Temos conhecimento muito maior do que pode acontecer com a criança, na vida adulta, de acordo com seu desenvolvimento na infância. Isso nos dá maior responsabilidade sobre uma criança com colesterol [alto] e sedentária, por exemplo”, declarou.

O presidente da Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (Soperj), promotora do evento, Edson Liberal, explicou que com as descobertas das últimas décadas, o cuidado com a alimentação saudável tornou-se crucial no cuidado infantil. “Crianças obesas agora, terão doenças metabólicas no futuro. Então, é fundamental fazer essa prevenção, principalmente nos dois ou três primeiros anos [de vida] para evitar infarto agudo do miocárdico, acidente vascular encefálico na vida adulta e gasto em saúde no futuro”, disse ele.

O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Sílvio da Rocha Carvalho, ressaltou que o comportamento das famílias na atualidade também tem mudado o desenvolvimento da criança, e os pediatras devem estar alertas para isso. “Hoje, temos várias famílias e tipos diferentes de famílias, e isso é um desafio para o médico e para todas as pessoas. É importante despir-se de determinadas crenças sociais, pois os tratamentos também são completamente diferentes. Cuidar da saúde é também entender a adaptação das pessoas ao meio ambiente. “Este tema é totalmente relevante, pois a puericultura sempre existiu e sempre foi falada, mas nunca foi discutida”, completou.

 

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário