one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Fiscais da Receita apreendem R$ 1 milhão em mercadorias irregulares no Rio

Criado em 15/10/14 19h52 e atualizado em 15/10/14 20h22
Por Vinícius Lisboa Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Aproximadamente R$ 1 milhão em mercadorias irregulares foi apreendido na madrugada de hoje (15), na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), altura de Itatiaia. A fiscalização contou com 123 integrantes da Receita Federal do Brasil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vigilâncias sanitárias estadual e municipais e do HSI–U.S. Homeland Security Investigations (agência federal americana de investigações de segurança interna), com a coordenação da Divisão de Combate ao Crime da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A via liga o Rio de Janeiro a São Paulo.

Confira no Portal EBC: Índios Guarani-Kaiowá acampam perto do Supremo

Conforme a PRF, a Operação Temática de Combate aos Crimes contra o Fisco e a Saúde Pública no Rio de Janeiro (Otefis) combate a pirataria, o contrabando, descaminho, comércio ilegal de medicamentos sem registro, transporte inadequado de alimentos e tráfico de drogas, além de atuar na recuperação de veículos roubados. Os fiscais também agiram em outros pontos da BR-116, em Magé, na região metropolitana, e nas BRs 40, na altura de Três Rios, e 101, em Itaguaí, também na região metropolitana.

O auditor fiscal Carlos Falcão, que atuou com a Receita Federal, informou que as ações começaram na Dutra na última sexta-feira (10). Nesta madrugada, foram apreendidos roupas e equipamentos eletrônicos e esportivos. Segundo ele, o material encheu um caminhão e uma van. Até o fim da semana, a Receita deverá divulgar um balanço total da operação.

As mercadorias eram transportadas em diversos tipos de veículos, como carros de passeio, ônibus de turismo e caminhões. O auditor acrescentou que, no momento da apreensão, as pessoas assinam termo de comparecimento a um posto da Receita, para apresentar documentos fiscais. No caso de suspeitas de falsificações, representantes das marcas originais são contatados para conferência dos produtos.

Coordenadores da Otefis informaram que a ação é uma das únicas especificamente de combate à pirataria do governo federal. Salientaram que a divulgação do trabalho contribui para que produtos pirateados e falsificados não cheguem aos consumidores, ao mesmo tempo em que evita o consumo de medicamentos e alimentos inadequados.

Editor: Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário