one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Into promove mutirão para implante de prótese de quadril em 100 pacientes

Criado em 03/10/14 20h34 e atualizado em 03/10/14 21h37
Por Akemi Nitahara Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), no Rio de Janeiro, opera, até a próxima quarta-feira (8), aproximadamente 100 pacientes. A maior parte das cirurgias é para colocação de próteses de quadril. Iniciado ontem (2), esse é o vigésimo mutirão de cirurgias do Into.

O objetivo é reduzir a fila de espera pelo procedimento ortopédico de alta complexidade no estado, conhecido como artroplastia primária de quadril. A operação consiste em implantar uma prótese para substituir a articulação desgastada por doenças como artrose, artrite e problemas circulatórios na cabeça do fêmur.

Conforme o chefe do Centro de Cirurgia de Quadril do Into, Marco Bernardo Cury, a cirurgia está entre as principais demandas. “A artrose limita a vida, porque causa dor, diminui o movimento da perna e encurta o membro. Considero essa cirurgia a de maior sucesso na ortopedia, pois reduz a dor e restaura o movimento da perna, permitindo que o paciente volte a andar, retomando suas atividades”, ressaltou Marco Bernardo.

Em média, o instituto faz 700 consultas mensais. Ano passado, registrou 1.109 cirurgias de quadril, sendo 769 de artroplastia total para colocação da primeira prótese. Desde janeiro de 2013, foram 14.773 procedimentos cirúrgicos.

O Into promove periodicamente mutirões e parcerias com hospitais da rede pública para reduzir a fila. Em dezembro de 2012, 21 mil pessoas aguardavam por cirurgia. Esse número caiu para 14 mil em 2013 e 5,2 mil este ano. Também participal das ações órgãos de controle, como o Ministério Público Federal e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS, vinculado ao Ministério da Saúde.

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário