one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

OIT encerra reunião com documento em defesa do trabalho decente na AL e Caribe

Criado em 16/10/14 18h56 e atualizado em 16/10/14 22h16
Por Helena Martins Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) encerrou hoje (16) a sua 18ª Reunião Regional Americana, com a aprovação da Declaração de Lima, cidade peruana que recebeu o encontro. O documento faz uma convocação para que os países da América Latina e do Caribe implementem ações para combater a desigualdade. O texto defende que as políticas econômicas e sociais sejam integradas e busquem a promoção da inclusão social e do trabalho decente.

Preocupada com a situação atual dos países, a declaração também destaca a importância de medidas que garantam o desenvolvimento sustentável, o emprego produtivo e a igualdade. Nesse sentido, estimula a formulação de políticas contra a discriminação e a violação da liberdade de associação e da organização sindical.

“Para superar os obstáculos existentes e avançar na criação de empregos de qualidade, é essencial que haja respeito aos direitos fundamentais no trabalho, um ambiente propício para empresas sustentáveis e um diálogo efetivo baseado na confiança mútua entre governos e organizações de empregadores e de trabalhadores”, destaca o documento.

A reunião regional da OIT discutiu, durante três dias, os desafios para melhorias da situação do trabalho na América Latina e no Caribe, como a necessidade de ampliar o número de empregos formais. Na terça-feira (14), representantes de 25 países, empregadores e trabalhadores assinaram documento no qual se comprometem a criar e acelerar medidas para erradicar as piores formas de trabalho infantil até 2016 e eliminar a totalidade desse tipo de trabalho até 2020.

Dentre as propostas, estão a ampliação da fiscalização dessa forma de trabalho, a garantia de políticas públicas integradas para a infância, o aprimoramento das legislações e a construção de indicadores que apontem as situações mais recorrentes e o contexto social em que ocorre a exploração da mão de obra de crianças e adolescentes.

Segundo a OIT, este foi o encontro mais importante sobre o tema do trabalho já feito pela organização no continente. Participaram da reunião em Lima 497 delegados  de 33 países das Américas.

Editor: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário