one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vacinação do HPV

Imagem:

Compartilhar:

Rede pública de saúde vai imunizar gestantes contra a coqueluche

Criado em 17/11/14 19h58 e atualizado em 21/11/14 12h25
Por Aline Leal Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (17), a rede pública de saúde disponibilizará para gestantes a vacina tríplice acelular (DTPa), que protege contra tétano, difteria e coqueluche, conforme anunciou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. O foco do ministério é a imunização contra coqueluche, de modo que as mães passem a imunidade para os bebês. Segundo o ministro, os casos da doença têm aumentado em todo o mundo. Salientou que 87% dos registros são de bebês com menos de seis meses.  Em 2013, foram 5.668 casos de coqueluche no Brasil e 110 óbitos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina será oferecida a gestantes entre 27 e 36 semanas de gravidez. Chioro informou que as doses já foram distribuídas em todo o país. Também serão imunizados profissionais que atuam em UTI neonatal e maternidades.

Confira também:

EUA: morre médico infectado pelo ebola em Serra Leoa

Novos medicamentos contra a aids serão distribuídos esta semana no SUS

Ministério da Saúde estuda distribuir risperidona a usuários de crack e cocaína

Quando a gestante é vacinada, o bebê fica imune por meio da placenta e protegido até completar o calendário vacinal. A imunização contra a coqueluche é oferecida pela rede pública para crianças. Ela é iniciada com a vacina pentavalente, administrada aos dois, quatro e seis meses. Entretanto, o bebê só é considerado imunizado após completar o quadro de vacinas. A criança também recebe como reforço a vacina DTP (difteria, tétano, coqueluche). O primeiro deve ser administrado aos 15 meses e o segundo aos 4 anos.

“Nós passamos a ter uma situação preocupante, inclusive com 245 óbitos nos últimos quatro anos, óbitos concentrados em crianças de menos de seis meses, e principalmente em menores de três meses, por isso é tao importante a estratégia de vacinação da gestante como forma de garantir proteção ao bebê", ressaltou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. O ministro frisou que a medida não exclui a vacinação das crianças no período adequado.

Para Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do ministério, em adultos a doença pode passar despercebida, pois os sintomas são mais leves. Ressaltou que, em crianças, percebe-se com a "tosse comprida", que pode deixar a criança sem ar. Segundo Barbosa, os sintomas são bem característicos. Como em alguns locais os médicos passam meses e até ano sem contato com pacientes com coqueluche, ela pode ser confundida com outra doença respiratória.

Antes da disponibilização da DTPa, as grávidas tomavam três doses da vacina contra difteria e tétano, a dupla adulto. Agora, tomarão duas doses da dupla adulto e a terceira será substituída pela DTPa.

O público a ser atingido é composto por 2,9 milhões de gestantes e 324 mil trabalhadores de saúde. O Ministério da Saúde adquiriu quatro milhões de doses da vacina.

Doença infecciosa aguda, a coqueluche é causada pela bactéria Bordetella pertussis, transmitida pelo contato direto, por meio de gotículas de secreção eliminadas por tosse, espirro ou pela voz. Compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por acessos de tosse seca.

Editor: Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário