one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Encontro no Rio discute degradação e preservação do solo

Criado em 05/12/14 14h33 e atualizado em 05/12/14 14h36
Por Da Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

O Dia Mundial do Solo, comemorado pela primeira vez hoje (5), foi celebrado no Rio de Janeiro com um debate sobre a importância da preservação, devido ao aumento da degradação do solo, além de governança e gestão territorial, sob o enfoque das microbacias. O encontro reuniu diversas entidades do governo. De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), o evento abre uma série de compromissos que vão abordar a questão em 2015, escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Mundial do Solo.

o ministro do TCU, Aroldo Cedraz afirma que o solo corre sérios riscos. “À medida que a demanda por alimentos, água e energia aumenta drasticamente, as terras ficarão sob uma pressão cada vez maior. Mas nós sentimos hoje é que os agricultores e agropecuaristas do Brasil já sabem que não dá pra continuar a desenvolver suas atividades sem a atenção que deve ser dada à questão dos solos”, disse.

O ministro acrescentou que “já existem programas voltados para a mitigação dos efeitos sobre o clima resultante de uma agricultura ou de um desenvolvimento pecuário mal feitos, mas essas iniciativas são pontuais. É preciso criar programas mais abrangentes e tornar esse assunto um tema da agenda da sociedade brasileira”.

Segundo o chefe geral da Embrapa Solos no Rio de Janeiro, Daniel Vidal Pérez, a recente crise da água, que opôs Rio de Janeiro e São Paulo pelo uso da água do Rio Paraíba do Sul, tem relação direta com a boa utilização do solo. Chegamosa esse problema não só pela diminuição da precipitação, mas pelo mau uso da água e pela impermeabilização do solo nas áreas urbanas. Basta observar o caso de São Paulo, que está num planalto, uma área que chove frequentemente. O problema é que o solo é coberto de asfalto, então a água vai para os rios Tietê e Pinheiros e vai embora”, afirmou.

A crescente degradação dos solos do planeta é um fator que vem gerando preocupação em diversos países. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) disse, em pesquisa, que cerca de 24% das terras do planeta já sofreram declínio na saúde e na produtividade ao longo dos últimos 25 anos em razão do uso insustentável das terras.

Editor Jorge Wamburg
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário