one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Operação Lapa Presente ganhará reforço policial durante o verão

Criado em 16/12/14 15h15 e atualizado em 16/12/14 15h18
Por Da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Bairro boêmio do centro do Rio de Janeiro, a Lapa ganhará reforço no policiamento entre 24 de dezembro deste ano e 28 de fevereiro de 2015. O esquema especial faz parte da Operação Lapa Presente, da Secretaria de Governo do Estado do Rio (Segov). Serão 115 agentes - 20 a mais que o efetivo atual - patrulhando a região durante toda a semana no período noturno.

Segundo o coordenador da operação, major Rodrigo Cereser, a ampliação do efetivo deve-se ao grande número de turistas que visitam a Lapa no verão. “Quanto mais visitantes, maior a probabilidade de ocorrências criminais. Queremos garantir a segurança de todos, para que possam apreciar as festas com tranquilidade nos próximos dois meses”, afirmou.

O patrulhamento continuará sendo feito em trios, a pé ou de bicicleta pelas ruas da Lapa, de domingo a quinta-feira, das 19h às 3h, e às sextas e sábados das 21h30 às 5h30. O trabalho é realizado por dois policiais militares e um agente da Segov, identificados com a logomarca da ação nos uniformes. Cereser explicou que a tática objetiva garantir abordagem mais cidadã pelos policiais.

“A pé, os agentes conseguem observar melhor o que se passa na região e garantem proximidade e sensação de segurança maior ao público. Os agentes filmam as ações e as imagens servem de estudo de caso, para que possamos melhorar as táticas de abordagem pessoal dos policiais, quando necessário”, ressaltou Rodrigo Cereser.

Ele acrescentou que a operação promove integração com outros órgãos, como o Batalhão Turístico, Regimento de Polícia Montada da PM, 5ª Delegacia de Polícia (Gomes Freire), Companhia de Limpeza Urbana,  Guarda Municipal e agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

A Operação Lapa Presente começou em janeiro de 2014. O objetivo da Segov é reduzir os índices de violência na região. Conforme dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), entre janeiro e setembro de 2014, houve queda de 35% nos casos roubos e furtos a pedestres na Lapa, em comparação ao mesmo período de 2013.

De acordo com o levantamento, nos primeiros nove meses de 2014 foram registrados 137 roubos a pedestres na região, contra 212 em igual período do ano passado. Os roubos de celulares caíram 65%, passando de 26 para nove registros, enquanto os de veículos recuaram de três para apenas um caso. Os dados indicam redução de 37% nos roubos a turistas, caindo de 132 para 83 registros.

Moradores e frequentadores da Lapa podem usar o Disque Lapa Presente, por meio dos telefones 97954-2424 e 97954-2525, para eventuais denúncias.

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário