one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo vai rever inclusão de peixes na lista de espécies em extinção

Criado em 08/01/15 16h38 e atualizado em 08/01/15 17h09
Por Da Agência Brasil Edição:Luana Lourenço Fonte:Agência Brasil

Os ministros da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, criaram hoje (8) grupo de trabalho interministerial para discutir a Portaria 445/2014, que listou animais cuja captura poderá ser proibida por estarem ameaçados de extinção, entre eles, peixes. 

Leia mais notícias no Portal EBC

Helder Barbalho promete fortalecer setor

A lista foi questionada por entidades do setor pesqueiro e provocou protestos como o bloqueio da circulação de navios um porto em Santa Catarina. 

De acordo com o governo, a maioria dos peixes listados na portaria não tem impacto na atividade pesqueira por não serem espécies de interesse comercial.

O grupo de trabalho será dividido em duas frentes – uma coordenada pelo Ministério da Pesca e outra pelo do Meio Ambiente – e terá o prazo de 30 dias para “avaliação, adequação e proposição de ações, ouvido o setor produtivo”.

Para o presidente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), Giovani Monteiro, o grupo não vai conseguir avançar. “Nesse tempo é impossível. O Ministério do Meio Ambiente não fez isso até agora, quem dirá fazer com trinta dias”.

Para os ministros, que se reuniram na manhã desta quinta-feira,  a falta de informação sobre a portaria provocou reações do setor pesqueiro. “A desinformação potencializou um sentimento de que a restrição é maior do que parece”, avaliou. “Os trabalhos serão feitos com diálogo entre as partes envolvidas”, disse o ministro.

Editora Luana Lourenço

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário