one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pavilhões do Carandiru

Imagem:

Compartilhar:

Mostra exibe realidade do presídio de Carandiru

Criado em 11/01/15 16h22 e atualizado em 07/07/16 14h54
Por Daniel Mello Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Pavilhões do Carandiru
Pavilhões do Carandiru (Revista 220 Anos Santana/Creative Commons)

A exposição Sobre Vivências: Carandiru exibe como os detentos se adaptavam à realidade do presídio, considerado na época o maior da América Latina. A mostra, em cartaz no Museu da Casa Brasileira, apresenta uma coleção de ferramentas e utensílios improvisados pelos detentos: fornos, filtros, facas e outros objetos podem ser vistos pessoalmente ou por meio de fotografias feitas Renato Soares.

Leia mais:

Policiais condenados pela morte de presos no Carandiru continuam em liberdade

Manifestação lembra 22 anos do Massacre do Carandiru

O trabalho de coleta das ferramentas foi feito pela equipe coordenada pela atriz Sophia Bisilliat e pelo jornalista André Caramante, entre 2001 e 2002, últimos anos de funcionamento da casa de detenção. Antes do início do registro, no entanto, os entrevistadores estiveram por seis meses circulando dentro do presídio para conseguir o acesso aos pátios, celas e corredores. Na etapa seguinte foram acompanhados por João Wainer, que fotografou, e Maureen Bisilliat, que gravou em vídeo, os detalhes da vivência.

A exposição é dividida em oito módulos temáticos: limpeza, comida, esporte, religião, celas, saúde, silêncio e solidão. Os capítulos são apresentados pelas palavras do médico Drauzio Varella, que atendeu como voluntário por 13 anos no presídio. Fortalecendo a ambientação, estão expostas fotos de Andreas Heiniger das portas e celas, mostrando como os internos tinham uma arquitetura própria adaptada à situação.

Com a curadoria de Maureen, a mostra faz parte da série Casas do Brasil. Iniciado em 2006, o projeto procura fazer um inventário sobre as diversas formas de habitação no país. Já foram temas a Casa Xinguana (2008), a Barraca Cigana (2012) e a Habitação Ribeirinha na Amazônia (2013).

Com formação em pintura em Paris e Nova York, a fotógrafa Maureen Bisilliat conheceu o Carandiru na década de 1980. Ela trabalhou como documentarista no projeto Teatro no Presídio desenvolvido por Inês de Castro, Sophia Bisilliat e Renato Primo Comi, com a supervisão de Eda Tassara, professora titular do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de São Paulo.

Editor José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário