one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo

Imagem:

Compartilhar:

Pezão recebe hoje propostas de cooperação policial com forças federais

Criado em 08/01/15 16h28 e atualizado em 08/01/15 18h57
Por Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:

 

 

Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo
Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, se reunirá com os secretários de Segurança dos estados do Sudeste para discutir a criação de um organismo permanente de integração das forças policiais federal e estaduais de combate à criminalidade na região. O encontro será no dia 21, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Rio de Janeiro.

O governo do Rio receberá nesta quinta-feira (8), do Ministério da Justiça, um documento com sugestões para o modelo de estruturação e organização para a implementação do acordo. Após análise, a Secretaria de Segurança Publica deve responder às sugestões do governo federal na próxima semana.

Confira mais notícias no Portal EBC

Operação Hidra prende traficantes e apreende armas

A decisão da integração de ações conjuntas entre os estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, de São Paulo e do Espírito Santo foi tomada ontem, em reunião em Brasília, com o ministro da Justiça e os governadores Luiz Fernando Pezão, Fernando Pimentel, Geraldo Alckimin e Paulo Hartung, respectivamente.

A ideia é implantar a política de segurança pública integrada entre os estados do Sudeste nos moldes do trabalho feito entre as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e da Operação Brasil Integrado, que será permanente e objetiva dar maior eficácia no combate ao crime organizado.

 

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, disse que a cooperação do governo federal é de fundamental importância para avançar no combate ao crime organizado. “Segurança pública não é só um problema dos estados, é um problema de todo o Brasil. Precisamos dos recursos do governo federal para, por exemplo, reforçar o monitoramento da cidade a partir de câmeras distribuídas em pontos estratégicos nas cidades da região metropolitana”.

Ele informou que na próxima semana, antes de se posicionar sobre as sugestões do governo federal, o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, terá uma reunião com representantes das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e demais gestores da área de Segurança Pública. As autoridades vão definir o modelo de cooperação e apresentarão sugestões para compor o grupo operacional, que resultará no conjunto de ações compartilhadas. A determinação do governo federal é de total articulação das forças federais e do Exército.

No encontro, em Brasília, o Ministério da Justiça também recebeu uma série de sugestões para a elaboração de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), que objetiva dar maior autonomia para a União auxiliar os estados. O objetivo da PEC é que a União possa apoiar as unidades da Federação e reduzir os índices de criminalidade.

Editor: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário