one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Poder Público do Rio terá que fazer obras para evitar deslizamentos

Imagem:

Compartilhar:

Rio já possui sistema de alarme em áreas de risco de 103 comunidades

Criado em 15/01/15 15h24
Por Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg

O Sistema de Alerta e Alarme da prefeitura do Rio de Janeiro funciona em locais que foram apontados por mapeamento elaborado pela Fundação Instituto de Geotécnica (Geo-Rio), identificando as comunidades situadas em áreas com alto risco de deslizamento. Atualmente, 103 comunidades contam com 165 sirenes e 194 pontos de apoio. As comunidades mapeadas têm cerca de sete mil representantes capacitados pela Defesa Civil para atuarem em situações emergenciais até a chegada dos técnicos.

As ações contam ainda com um radar meteorológico com alcance operacional de 250 quilômetros, auxiliando no monitoramento e informando a quantidade de água e as regiões que serão atingidas. Outras informações são coletadas no Centro de Operações Rio, que monitora a cidade durante 24 horas. Caso a Defesa Civil e o Alerta Rio identifiquem um grande volume pluviométrico, que pode provocar deslizamentos nestes locais mapeados, as sirenes são acionadas diretamente do Centro de Operações.

Leia também  no Portal EBC:

Defesa Civil do Rio testa sirenes de alerta em áreas de risco de favelas

A partir daí, as equipes da Defesa Civil ficam de prontidão para atenderem as ocorrências enquanto os agentes comunitários e as lideranças locais recebem mensagens de texto (SMS) nos aparelhos celulares cedidos pela Prefeitura para orientar os moradores. Em situações críticas, os agentes são auxiliados pelo toque do alarme e por mensagens pré-gravadas, orientando os moradores a deixarem suas casas e se dirigirem para locais seguros, previamente definidos.

As ações abrangem ainda os alunos das escolas da rede municipal próximas às áreas que possuem o sistema de alerta e que participam também dos exercícios simulados. De acordo com Rodrigo Bissoli, desde que foram instaladas em 2011, as sirenes já foram acionadas diversas vezes em situações reais e não houve mais nenhuma morte nas comunidades que receberam estes equipamentos. “É importante que os moradores tenham orientação durante os dias de chuvas fortes e sigam essas orientações".

Editor: Jorge Wamburg

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário