one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


EUA decidem enviar dois navios de guerra para a costa da Líbia

Imagem:

Compartilhar:

Os cursos de treinamento dos EUA

Criado em 07/02/13 17h07 e atualizado em 02/01/15 13h05
Por Natália Viana e Jessica Mota / Agência Pública

Bandeira dos Estados Unidos
Quase mil oficiais paraguaios foram treinados pelos EUA entre 2005 e 2010 ( JamesHenry/Creative Commons)

Segundo a legislação americana (lei Leahy), o governo está proibido de financiar treinamento ou assistência a unidades militares estrangeiras que tenham cometido violações a direitos humanos. Por isso, todos os nomes de oficiais treinados passam por uma checagem de background, a pedido da embaixada.

A Pública analisou mais de 220 páginas de documentos diplomáticos vazados pelo Wikileaks, e a partir deles elaborou uma detalhada base de dados com o nome de quase mil oficiais treinados pelos EUA entre 2005 e 2010, entre militares – incluindo do Destacamento Conjunto de Emprego Imediato (DCEI), montado e financiado pelos EUA – policiais – como os corpos de elite Grupo de Especial de Operações (GEO) e Força e Operações da Polícia Especializada – e fiscais de Aduanas. Também constam da lista promotores e juízes.

Baixe aqui a tabela elaborada pela Agência Pública com base nos dados revelados pelo Wikileaks

Leia também:

Wikileaks: EUA treinou centenas de policiais e militares paraguaios de 2005 a 2010

Quem quer uma base dos EUA no Paraguai?

Há 12 cursos diferentes sobre combate ao terrorismo (um deles inclui treinamento em “contra insurgência”) – a grande maioria ocorridos em Assunção, no Paraguai – e outros sobre Direitos de Propriedade Intelectual em Lima, no Peru, além de cursos para enfrentar a selva (o “Jungle Commando Course”) – no caso, a colombiana.

Naqueles cursos oferecidos fora dos Estados Unidos, figuram dois importantes centros de treinamento mantidos pelos EUA.

Em El Salvador, o Departamento de Estado mantém uma academia de treinamento policial na capital, San Salvador. Ali foram treinados pelo menos 19 policiais paraguaios em cursos no final de 2008 e 2009.

Em Lima, no Peru, o mesmo programa mantém uma academia voltada para o treinamento de forças policiais estrangeiras. Em 2007, 2008 e 2009, pelo menos 70 policiais paraguaios foram treinados ali, em cursos de manejo de cenas de crimes, tráfico de armas leves, detecção de documentos fraudulentos e direitos autorais.

Apesar de todos os nomes terem sido checados pela embaixada americana para verificar eventuais registros de abusos contra direitos humanos, isso não significa que todos os trainees tivessem uma reputação ilibada.

É o caso de militares de alta patente reformados por Fernando Lugo em 2009, em meio a rumores de planos para um golpe militar: o contralmirante Benigno Antonio Tellez Sanchez, aposentado em março de 2009, e o contralmirante Claudelino Recalde Alfonso, aposentado em novembro do mesmo ano.

O coronel do Exército Carlos Javier Casco Prujel, que recebeu um treinamento para emprego rápido em campo, em Assunção em julho de 2008, foi detido por corrupção em julho de 2010. Também houve casos de fiscais de Aduanas treinados pelos EUA flagrados pedindo propinas a contrabandistas e de um ex-chefe da polícia detido com 5 quilos de pasta-base de cocaína - Hermes Enrique Argana, cinco anos depois de ter participada de um treinamento anti-terrorismo em Assunção.

A base de dados compilada nos documentos do WikiLeaks é extensa, e inédita. A Pública convida todos os interessados a investigar os dados da tabela de Excell, que pode ser baixada neste link em formato PDF.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário