one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Refinaria Clara Camarão, em Guamaré, no Rio Grande do Norte.

Imagem:

Compartilhar:

ANP vai aguardar publicação do CNPE sobre número de blocos para se pronunciar sobre a 11ª rodada de licitações

Criado em 10/01/13 18h43 e atualizado em 10/01/13 19h01
Por Nielmar de Oliveira Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vai aguardar a publicação da resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), com a definição do número de blocos e as áreas que entraram no leilão para se pronunciar oficialmente sobre a 11ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios para a exploração e produção de petróleo e gás natural nas bacias sedimentares do país.

No seu site, a agência reguladora confirma a decisão tomada pela presidenta Dilma Rousseff que, inclusive, assinou hoje (10) a autorização para que a ANP faça o leilão. A presidenta também autorizou o cancelamento da oitava rodada, ocorrida em 2006, e suspensa pela Justiça.

Segundo a ANP, a assinatura ocorreu durante reunião da presidenta com o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, com a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Magda Chambriard, e com o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antonio Martins Almeida.

Prevista para ser ocorrer em maio próximo, a 11ª Rodada de Licitações estará, a princípio, ofertando 172 blocos em terra e mar, divididos em 17 setores, em nove bacias sedimentares do pais. Elas deverão começar a ser apresentadas às petroleiras a partir de janeiro do próximo ano e incluem, ainda, como destaque, blocos no Recôncavo Baiano. Em entrevista recente, o diretor da ANP, Helder Queiroz, informou que a agência reguladora estará ofertando áreas com bastante atratividade para as empresas, o que deverá tornar o leilão bastante competitivo.

“Primeiro porque está parada há já algum tempo [a realização de leilões], depois tem áreas que serão ofertadas e que são consideradas bastante atrativas. A margem equatorial, por exemplo, será muito atrativa porque você tem descobertas interessantes feitas recentemente pela Petrobras na Bacia do Ceará, e que tem uma analogia com a da África, sobretudo mais ao Norte – onde houve descobertas nas Guianas com estruturas geológicas muito similares”, disse.

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário