one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O governo brasileiro anunciou este mês a elevação – de em média 12% para 25% – das tarifas pagas sobre produtos importados

Imagem:

Compartilhar:

Faturamento da indústria é resultado da venda de estoques

Criado em 06/02/13 14h01 e atualizado em 06/02/13 14h21
Por Pedro Peduzzi Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Fábrica
O gerente executivo de Política Econômica da CNI considerou o ano de 2012 um tempo de ajustes, inclusive dos níveis de estoque.(Ana Nascimento/ABr)

Brasília – A queda nas horas trabalhadas associada ao aumento do faturamento da indústria brasileira indicam que, em 2012, o lucro das empresas foi fundamentado no uso dos estoques. A avaliação, apresentada hoje (6) por economistas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), tem por base os Indicadores Industriais que consolidaram o desempenho do setor em 2012.

“Só o faturamento revela números favoráveis [além dos relativos a massa salarial e rendimento médio real do trabalhador]. Mas na comparação com os anos anteriores, vimos que há nítida perda de crescimento do faturamento [9,9% em 2010, 5,2% em 2011 e 2,4% em 2012]. O fato de as horas trabalhadas terem diminuido na comparação com 2011 mostra que o crescimento em 2012 se deve ao uso dos estoques”, disse o economista da confederação Marcelo de Ávila.

Os Indicadores Industriais divulgados hoje pela entidade apontam queda de 1,5% nas horas trabalhadas e recuo de 0,9 pontos percentuais na utilização da capacidade instalada na comparação 2012 com 2011. A massa real de salários aumentou 5,1% e o rendimento médio real subiu 5,3%.

Segundo o gerente executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, 2012 foi um ano de ajustes, inclusive dos níveis de estoque. “[Os industriais] venderam o que tinham produzido”, disse. Com isso, acrescentou, depois de passar por dificuldades em 2011, a indústria brasileira apresentou desempenho ruim em 2012. “A demanda de consumo das famílias foi expressivo, mas não se direcionou aos produtos domésticos”, justificou.

Para 2013, a expectativa da CNI é de retomada gradual dos investimentos, aumento “moderado” da atividade e, consequentemente, da produção. “Tínhamos a mesma expectativa em 2012, mas foi frustrada. Para incentivar a produção, de forma sustentável, precisamos reduzir o custo operacional do investimento. Mas isso só acontecerá com segurança e confiança no futuro, em um primeiro momento. Depois, é necessário que haja capacidade para investir”.

Os economistas avaliam que a queda do custo da energia anunciada pelo governo federal e a desoneração da folha de pagamento deverão gerar impactos positivos em 2013. “Esses dois impactos terão maior intensidade. No caso da redução do custo da energia, isso acontecerá a partir de março”, disse Castelo Branco.

Os salários deverão continuar aumentando devido à falta de mão de obra qualificada. Há, segundo a CNI, muitas empresas reportando dificuldades para contratar mão de obra qualificada. “Isso impacta em aumento real da massa salarial [já que as empresas disputam esses profissionais]”, explicou Marcelo de Ávila.

Castelo Branco avalia que o cenário internacional não sofre turbulências como as de 2011 e 2012, mas ainda está problemático. “A economia mundial crescerá em ritmo baixo, o que só mantém um ambiente de competição. Como os países de economia madura estão com demanda praticamente estagnada, buscam cada vez mais mercado, e isso torna essa competição cada vez mais acirrada. Por isso, precisamos criar condições para [lidar com] esse tipo de ambiente”, argumentou.

 

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário