one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Porto de Santos

Imagem:

Compartilhar:

Kátia Abreu diz estar otimista em relação à aprovação da MP dos Portos

Criado em 20/02/13 14h47 e atualizado em 20/02/13 15h50
Por Paula Laboissière Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Porto de Santos
Segundo Kátia Abreu, tempo médio para que uma carga seja liberada nos portos brasileiros varia de quatro a cinco dias. (minplanpac /Creative Commons)

Brasília – A presidenta da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, disse hoje (20) estar otimista em relação à aprovação da Medida Provisória (MP) 595/2012, que trata da reestruturação dos portos.

O texto, em tramitação no Congresso Nacional, recebeu 646 emendas no Senado. A comissão parlamentar mista que vai analisar a MP deve ser instalada hoje à tarde.

“O Brasil e o governo estão vendo que não há possibilidade de continuar com a infraestrutura portuária como está”, disse a senadora, durante coletiva de imprensa. “Precisamos de portos de toda natureza, públicos e privados, sob pena de um apagão”, completou.

Segundo ela, o Brasil ocupa a 104ª colocação em um ranking que trata de infraestrutura e eficiência de portos. A presidenta da CNA criticou ainda a quantidade de tributos – 24, no total – pagos por quem deseja carregar ou descarregar mercadorias nos portos brasileiros.

Outro problema, de acordo com a senadora, envolve o horário de funcionamento dos portos no país, já que postos da Receita Federal e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além das próprias docas, só funcionam das 9h às 17h.

Já o tempo médio para que uma carga seja liberada nos portos brasileiros, segundo ela, varia de quatro a cinco dias, enquanto nos melhores portos do mundo (a maioria na Ásia), o período de espera é de um a dois dias.

“Nos próximos sete anos, precisamos do dobro de portos que temos hoje”, disse. “Tenho confiança de que deveremos aprovar a MP no Senado. Os interesses são muitos, mas nem sempre direito de luta é direito de vitória”, destacou.

Trabalhadores do setor portuário de todo o país devem paralisar as atividades na próxima sexta-feira (22), das 7h às 13h, e na próxima terça-feira (26), das 13h às 19h. O objetivo é pressionar o governo federal para que sejam feitas as mudanças propostas na MP. As principais exigências são a paridade de custos entre portos públicos e privados e a manutenção da contratação de trabalhadores por meio do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo).

Na próxima quarta-feira (27), Kátia Abreu se reúne com o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para apresentar os interesses do setor na ampliação dos portos brasileiros.

 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário