one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


xxx

Imagem:

Compartilhar:

Produção de bens de capital cai 11,8% e acende sinal amarelo na produção d emáquinas e equipamentos

Criado em 01/02/13 12h26 e atualizado em 01/02/13 13h25
Por Vitor Abdala Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Indústria de Máquinas
Indústria de bens de capital produz máquinas e equipamentos para setores como agricultura, transportes, energia e construção civil. (Foto: Ellenm1/Creative Commons)

Rio de Janeiro – A indústria de bens de capital, que produz máquinas e equipamentos para a própria indústria e para setores como de agricultura, energia, transportes e construção civil, teve uma queda de 11,8% na produção em 2012. A taxa é quatro vezes maior do que a queda apresentada pela média da indústria geral (-2,7%).

Segundo o coordenador da Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), André Macedo, o dado é, de certa forma, preocupante, porque os bens de capital representam investimentos. Uma queda na produção do setor pode sinalizar que a indústria, bem como outros setores da economia, não está disposta a investir e a aumentar sua produção.

“O comportamento predominantemente negativo que o setor de bens de capital nos mostra tem uma relação direta com a recuperação mais lenta da confiança do empresariado. Também há uma leitura de que neste momento talvez não fossem necessários maiores investimentos para uma demanda que está dada. Mas é um dado que traz uma preocupação, pela relação direta que bens de capital têm com os investimentos e a modernização do parque produtivo”, disse.

Entre os segmentos que apresentaram as principais quedas na produção entre 2011 e 2012 estão os de máquinas e equipamentos e de caminhões. Segundo André Macedo, a produção menor de caminhões é resultado da antecipação da compra em 2011, uma vez que uma mudança na legislação para esses veículos no ano passado encareceu os produtos. Já as máquinas e equipamentos estão com um nível de estoque muito elevado.

Edição: Juliana Andrade

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário