one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda (PIR), Joaquim Adir, dá entrevista para falar das novas regras da declaração do ajuste anual do imposto sobre a renda para o exercício de 2011

Imagem:

Compartilhar:

Programa do Imposto de Renda permitirá doação a fundos beneficiados pelo ECA

Criado em 19/02/13 15h05 e atualizado em 03/01/15 11h49
Por Daniel Lima Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Joaquim Adir, supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda
O supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda (PIR), Joaquim Adir, dá entrevista para falar das novas regras da declaração do ajuste anual do imposto sobre a renda para o exercício de 2011 (Elza Fiuza/ABr)

Brasília – O contribuinte interessado nos fundos beneficiados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) poderá fazer as doações usando o programa da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, que estará disponível a partir do dia 25 deste mês. O prazo para envio das informações vai de 1º de março a 30 de abril. O limite para a doação é até 3% do imposto devido.

Segundo o supervisor Nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o programa gerador do Imposto de Renda também irá apresentar uma lista com instituições previamente cadastradas na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e com o limite de doação para cada contribuinte. A doação será permitida pelo contribuinte que não abateu doações dentro do limite global de 6%.
 

Creative Commons - CC BY 3.0 -



Leia também:
- Receita divulga regras do IRPF 2013; prazo para entrega da declaração começa em 1º de março

Ao optar pela doação, o programa irá emitir um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), que deve ser pago até o último dia da entrega da declaração. De acordo com Adir, existem duas formas de fazer doações: uma é quando o contribuinte repassa os recursos diretamente para os conselhos, guarda os recibos e informa os pagamentos efetuados na declaração. A outra forma é a que agora foi introduzida, com o programa do Imposto de Renda deste ano.

A segunda alteração do imposto neste ano permite que o contribuinte não tenha que digitar o nome de beneficiários de pagamento de anos anteriores. O próprio programa trará a opção de importar essas informações e o preenchimento será automático, deixando para o contribuinte a tarefa de indicar apenas os valores pagos, informou Adir.

Hoje (19) a Receita Federal publicou no Diário Oficial da União normas e procedimentos para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2013. A declaração poderá ser entregue pela internet ou em disquete nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. O programa gerador do Imposto de Renda estará disponível na página da Receita Federal a partir das 8h do próximo dia 25.

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário