one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Porto de Santos - SP

Imagem:

Compartilhar:

Representante dos portuários diz que contratação de trabalhadores não pode ser monopolizada

Criado em 25/02/13 17h54 e atualizado em 25/02/13 18h11
Por Luana Lourenço Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Porto de Santos - SP
Portuários são contra nova MP (Nanny Costa / Creative Commons)

Brasília - O presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli, disse hoje (25) que o os empresários do setor estão de acordo com a Medida Provisória (MP) 595/2012, que estabelece novo marco regulatório para os portos e defende maior liberdade do setor na contratação de trabalhadores.

A MP, entre outras mudanças, vai permitir que trabalhadores que não estejam registrados ou cadastrados no Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) entrem no mercado, o que, segundo os sindicatos, vai ser prejudicial para a categoria, porque diminuirá os salários. A proposta levou trabalhadores de 36 portos em 12 estados a paralisarem as atividades na última semana.

Após uma reunião entre o governo e sindicatos, os portuários voltaram ao trabalho e se comprometeram a suspender a greve pelo menos até o dia 15 de março. Até lá, a MP continuará sendo negociada.

“Não se pode querer criar um novo monopólio, o futuro do Ogmo é ter um conjunto de trabalhadores treinados permanentemente, mas tem que ter liberdade de contratar. O órgão tem que tornar seus trabalhadores eficientes, eles têm que ser competitivos, que aí certamente todo mundo vai contratar na hora. O trabalhador avulso é a solução, desde que seja bem treinado, que haja liberdade de contratar”, disse Manteli após reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino.

A solução para o impasse, segundo o empresário, tem que ser negociada com os três setores: governo, sindicatos e empresários, sem necessidade de pressão por meio de greve. Manteli disse que a paralisação da última semana “não foi patriótica”, e que, apesar de o setor ainda não ter calculado os prejuízos, os danos à imagem do Brasil no mercado externo foram grandes.

“A pior perda é essa: perder a confiança dos seus parceiros comerciais. Eu diria que a paralisação não foi patriótica, as pessoas têm que pensar mais no Brasil. Todos, não só empresários e governo, os trabalhadores também têm que começar a ser competitivos, temos que olhar que estamos em uma economia globalizada”, disse.

Manteli disse que os empresários de portos vão discutir uma proposta em conjunto com o setor produtivo e apresentá-la ao governo nas próximas semanas. “Hoje não fixemos proposta, viemos só examinar e nos pôr à disposição. Vamos nos reunir com o setor empresarial para harmonizar o pleito empresarial e depois voltaremos aqui, na semana que vem ou na outra”, disse.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário