one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Festival Duas Crises em Confronto

Imagem:

Compartilhar:

Universidade de Lisboa promove festival de filmes sobre a Grande Depressão e a crise atual

Criado em 11/02/13 20h20 e atualizado em 11/02/13 21h08
Por Gilberto Costa Edição:Tereza Barbosa Fonte:EBC

Festival Duas Crises em Confronto
Festival Duas Crises em Confronto aborda filmes que lembram as crises econômicas (Divulgação)

Lisboa – A Universidade de Lisboa está exibindo o festival Duas Crises em Confronto, com filmes sobre os efeitos da Grande Depressão (1929) e da atual crise econômica que afeta os países desenvolvidos, especialmente os do sul da Europa, como Portugal. A mostra começou no dia 31 de janeiro e vai até 16 de maio. Entre os filmes em cartaz estão clássicos como as Vinhas da Ira, de John Ford, e contemporâneos como o documentário Capitalismo – Uma História de Amor, de Michael Moore.

A Grande Depressão é tida como a maior crise econômica da história do capitalismo e teve como epicentro os Estados Unidos¸ onde se verificou desde 1929 a quebra de empresas causada por superprodução, redução da atividade industrial e do produto interno bruto, desemprego em massa e desvalorização drástica no preço das ações das companhias na Bolsa de Valores de Nova York.

A atual crise econômica tem sua origem no sistema bancário; abalado especificamente por problemas de superendividamento (de governos, empresas e famílias), liberação de financiamentos sem lastro para garantia de pagamento, inadimplência geral e quebra de confiança (tudo agravado pela especulação financeira).

“A crise de 1930 resultou na quebra de confiança econômica e financeira, o que tem a ver com a crise de 2008”; compara o cineasta português Lauro António¸ coordenador do festival. Segundo disse na abertura do festival, nos dois episódios “os grandes causadores foram os bancos e os especuladores; depois, a sociedade que pagou”.

Lauro António escolheu 16 filmes americanos para o festival. Segundo ele, a principal economia do mundo é capaz de “grandes desastres e também grandes virtudes, uma delas as artes”, disse elogiando a consciência crítica da produção cinematográfica norte-americana.

Para António, o festival pode ajudar na reflexão sobre as saídas encontradas para a crise de 1929; quando o New Deal [novo contrato] “foi um apelo aos americanos para de uma forma solidária superarem a crise”. Segundo o cineasta, o “Estado social surgiu como resposta à Grande Depressão”, ao adotar medidas como a criação de subsídios para a população pobre e o estabelecimento do salário mínimo.

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário