one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


CNI

Imagem:

Compartilhar:

Crescimento depende de investimentos e aumento da competitividade

Criado em 01/03/13 21h39 e atualizado em 01/03/13 22h04
Por Stênio Ribeiro Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

CNI
CNI diz que crescimento depende de investimentos e aumento da competitividade(Agência Brasil)

Brasília –  A melhora na economia em 2013, que teve um crescimento de 0,9% em 2012 e desempenho negativo na indústria com queda de 0,8% no mesmo período, depende de expansão dos investimentos e do aumento da competitividade. A avaliação é do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.

Andrade disse que a agenda do investimento no Brasil é extensa e deve incluir incentivos à poupança interna, em consonância com os instrumentos de política cambial, monetária e fiscal. “O país precisa elevar os investimentos públicos e garantir o êxito dos programas de concessão e das parcerias público-privadas nas obras de infraestrutura”, disse.

No entender do presidente da CNI, o fraco desempenho da economia em 2012 se caracterizou pelo descompasso entre a expansão do consumo das famílias, que cresceu 3,1%, e dos investimentos, que caíram 4%. Com isso, a participação dos investimentos no Produto Interno Bruto (PIB) baixou de 19,3% para 18,1%, comparado a 2011, no mesmo patamar de 2009.
 
Essa participação é a menor taxa de investimento entre os países em desenvolvimento e entre os principais emergentes. Na China, esses índices representam 47,8% do PIB; na Índia, 36%; na Rússia, 23,5%; e na África do Sul, 21%. Um dos fatores que explicam a taxa de investimento no Brasil é a poupança interna, cuja participação no PIB foi apenas 14,8% em 2012, o mesmo nível de 2002, e com poupança baixa, faltam recursos para investimentos.

A presidenta da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia  Abreu (PDS-TO), disse que o recuo de 2,3% no desempenho da agropecuária reflete os efeitos da seca no período de desenvolvimento das culturas e do excesso de chuva na época da colheita.

O desequilíbrio climático, segundo Kátia Abreu, provocou perdas significativas na renda do produtor e na cadeia produtiva, o que reforça a necessidade de se aperfeiçoar os instrumentos de gestão de risco no agronegócio brasileiro; em especial do seguro rural. “É a única maneira de manter a renda estabilizada e o nível de investimentos, minimizando os reflexos do setor”, disse.

Kátia Abreu disse que o agronegócio caiu 1,89% no ano passado. Ela está otimista, porém, quanto à possibilidade do setor retomar o dinamismo neste ano, em função da estimativa de uma safra recorde, avaliada em 184 milhões de toneladas de grãos e de 596 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário