one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante entrevista coletiva sobre o resultado do PIB de 2012

Imagem:

Compartilhar:

Mantega estima crescimento do PIB de 3% a 4% para este ano

Criado em 01/03/13 13h13 e atualizado em 01/03/13 13h52
Por Luciene Cruz Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Brasília – Mesmo com o fraco crescimento de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2012, divulgado hoje (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, mantém o otimismo para 2013. O titular da pasta prevê crescimento entre 3% e 4% para este ano. Ele argumenta com base no melhor desempenho da economia no último trimestre.

“Nossa perspectiva é crescimento entre 3% e 4% para 2013. O primeiro trimestre está se configurando bom, o crescimento observado no quarto trimestre do ano passado está sendo consolidado. Tivemos um PIB mais fraco, abaixo das nossas expectativas, mas em uma trajetória positiva de aceleração. Mas o governo está criando condições para que o crescimento volte a patamares de 4%”, comentou.

Leia também:
FecomercioSP culpa “interferências pontuais” na economia por baixo crescimento do PIB
Mantega admite que crescimento do PIB em 2012 ficou abaixo das expectativas

 

Na avaliação do ministro, a recuperação da economia internacional será fundamental para um melhor resultado do crescimento econômico brasileiro. “Para 2013, o cenário internacional é mais benigno, a crise europeia está em parte superada, do ponto de vista financeiro. A economia mundial deve crescer mais e teremos mais mercados para exportar”, destacou.

Mantega disse ainda que as medidas de estímulo à economia do país adotadas pelo governo no ano passado, como diminuição de tributos da folha de pagamentos e redução da taxa de juros, precisam de algum tempo para serem sentidas. “Tomamos muitas medidas cujo efeito demora algum tempo para acontecer. Agora é que empresas e consumidores estão começando a se beneficiar com essas medidas”, comentou.

Quanto aos investimentos, o ministro lembrou que o programa de concessões lançado pelo governo é uma grande oportunidade de investidores aumentarem a rentabilidade. Na avaliação de Mantega, estão sendo oferecidos investimentos com demanda garantida e ambiente favorável.

“Oferecemos investimentos onde temos carência como portos, ferrovias, portos e aeroportos. Não taxamos investimentos externos diretos e remessa de lucros e dividendos. Além disso, nós criamos debêntures especiais para infraestutura, que não pagam imposto de renda e não têm tributação”, disse.

*Colaboraram Daniel Lima e Kelly Oliveira

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário