one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Moedas

Imagem:

Compartilhar:

Mercado financeiro reduz projeção de inflação e aumenta estimativa para a Selic em 2013

Criado em 25/03/13 09h13 e atualizado em 25/03/13 09h21
Por Kelly Oliveira Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Moedas
A projeção para a taxa básica de juros, a Selic, ao final deste ano, subiu pela terceira semana seguida (Rodrigo_Amorim / Creative Commons)

Brasília – A estimativa do mercado financeiro para a inflação caiu, já a projeção para a taxa básica de juros, a Selic, ao final deste ano, subiu pela terceira semana seguida. As estimativas fazem parte de pesquisa feita com instituições financeiras pelo Banco Central (BC).

As instituições financeiras esperam que a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fique em 5,71% este ano, contra 5,73% previstos na pesquisa divulgada na segunda-feira passada. Essa foi a segunda redução seguida na projeção. Mesmo assim, a estimativa continua distante do centro da meta de inflação que é 4,5%. A meta conta ainda com margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A estimativa para o IPCA, em 2014, passou de 5,54% para 5,6%.

Cabe ao BC controlar a inflação e fazer com que a meta seja alcançada. O principal instrumento usado para isso é a taxa básica de juros, a Selic, que, na opinião dos analistas, deve subir. Mas a alta não é esperada para a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, marcada para abril. Nessa reunião, a expectativa é que a Selic seja mantida no atual patamar (7,25% ao ano). Ao final de 2013, os analistas das instituições financeiras esperam que a Selic esteja em 8,5%, contra 8,25% previstos na pesquisa divulgada semana passada. Para o final do próximo ano, segue a expectativa de 8,5% ao ano.  

A pesquisa do BC também traz a mediana das expectativas para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que passou de 5,15% para 5,26%, neste ano, e de 4,9% para 5%, em 2014.

A projeção para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) foi alterada de 4,99% para 4,87%, este ano, e de 5% para 5,1%, em 2014. Para o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), a estimativa foi ajustada de 5,17% para 5,12%, em 2013, e de 5,28% para 5,31%, no próximo ano.

 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário