one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


moeda dinheiro dívida

Imagem:

Compartilhar:

Ministério da Fazenda e Banco Mundial estudam fundo para estimular aplicação em títulos públicos no Brasil

Criado em 05/03/13 19h03 e atualizado em 05/03/13 19h19
Por Wellton Máximo Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

moeda dinheiro dívida
(Jeff Belmonte / Creative Commons)

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, assinaram hoje (5) um compromisso para desenvolver fundos que estimulem a aplicação em títulos públicos no Brasil. A medida visa a ampliar o mercado de capitais no país, o que amplia a poupança interna e financia projetos de infraestrutura e de investimentos produtivos.

De acordo com o Banco Mundial, o Brasil foi escolhido como país pioneiro na implementação do programa piloto Issuer-Driven ETF, que pretende desenvolver o mercado de títulos públicos em nações emergentes. A primeira etapa do acordo será a elaboração de estudos que estimulem o desenvolvimento de fundos ETF (Exchange Traded Funds, na sigla em inglês) no países.

Os ETF são fundos de investimento atrelados a índices de mercado negociados nas bolsas de valores. Atualmente, existem no Brasil apenas fundos ETF corrigidos por índices de renda variável, como ações e investimentos no mercado futuro.

O projeto em parceria com o Banco Mundial prevê o desenvolvimento de ETF vinculados a títulos públicos. Responsável pela emissão dos papéis, o Tesouro Nacional participará do lançamento desses fundos. Segundo o Ministério da Fazenda, esse tipo de iniciativa amplia a liquidez dos títulos públicos, ao facilitar a negociação desses papéis.

Por meio dos títulos públicos, o governo pega emprestado dos investidores recursos para honrar os compromissos. Em troca, o Tesouro Nacional, que emite os papéis, compromete-se a devolver os recursos com algum acréscimo. A correção pode seguir a inflação, a taxa Selic (juros básicos da economia), o câmbio ou, no caso dos títulos prefixados, uma taxa fixa determinada com antecedência.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário