one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Indústria têxtil

Imagem:

Compartilhar:

Apesar da retração de 2,5% em fevereiro, Iedi acredita na recuperação da indústria ao longo do ano

Criado em 07/04/13 14h17 e atualizado em 07/04/13 15h31
Por Stênio Ribeiro Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Indústria têxtil
A produção industrial recuou 2,5% em fevereiro. (foto: Alfredo Sánchez / Creative Commons)

Brasília – A produção industrial recuou 2,5% em fevereiro, depois de avanço de 2,6% no mês anterior, em um movimento de gangorra que esfriou as expectativas do mercado em relação à aguardada recuperação do setor. Mas o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) acredita que melhores resultados virão ainda no primeiro semestre, de modo a garantir resultado positivo em 2013.

Em carta divulgada à imprensa, o Iedi manifesta otimismo quanto a uma “evolução mais robusta” da economia brasileira este ano e a um cenário externo mais positivo. Em decorrência, espera bons resultados “em boa parte dos ramos produtivos”, com destaque para a retomada do setor de bens de capital (máquinas e equipamentos) e aumentos na montagem de veículos automotores, no refino de petróleo e na produção de álcool.

O Iedi diz que enquanto a produção de bens de capital para transporte foi bem em janeiro e permaneceu forte em fevereiro – em um processo de recomposição de estoques –, a produção de bens duráveis como um todo se retraiu, alavancada principalmente pela perspectiva de redução dos incentivos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na comercialização de veículos automotores.

A análise técnica do Iedi enfatiza que fatores pontuais tornaram a série de dados da produção industrial mais volátil no inicio do ano, e “pode-se observar que o cenário da indústria nacional ainda é muito desfavorável no limiar de 2013”. Em especial quando se contrapõe o desempenho positivo de janeiro, em nove das 14 localidades pesquisadas em janeiro, e apenas três bons desempenhos no mês de fevereiro.

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário