one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Queda da inadimplência deve estimular retomada do crescimento econômico este ano, diz professor da FGV

Imagem:

Compartilhar:

BC acredita que momento mais crítico da inadimplência ficou para trás

Criado em 26/04/13 12h26 e atualizado em 26/04/13 12h56
Por Kelly Oliveira Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Imagem - Queda da inadimplência deve estimular retomada do crescimento econômico este ano, diz professor da FGV
Representante do BC diz que recuo no custo dos empréstimos favorece queda da inadimplência (Rodrigo Denúbila/ Creative Commons)

Brasília – O momento mais crítico da inadimplência ficou para trás e há espaço para redução, segundo o chefe do Departamento Econômico do Banco Central (BC), Tulio Maciel. No caso do crédito com recursos livres, a inadimplência (como são considerados atrasos superiores a 90 dias) para as famílias caiu 0,1 ponto percentual na passagem de fevereiro para março e chegou a 7,6%.

Segundo Maciel, houve aumento da inadimplência no passado, principalmente, no crédito para as famílias. “De lá pra cá, há uma redução gradual dessa inadimplência”, disse. A maior taxa de inadimplência desse segmento registrada no passado foi 8,2%, em maio, agosto e setembro.

De acordo com ele, a alta da inadimplência no ano passado é explicada ainda pelos financiamentos de compra de carros com prazos muito longos e com menos exigências dos bancos para a concessão de crédito, em 2010. Segundo Maciel, esses financiamentos geraram efeitos em 2011 e no ano passado, mas com melhora da situação, devido à mudança nos critérios dos bancos para conceder crédito.

Atualmente, segundo Maciel, a continuidade do crescimento da renda e do emprego gera condições favoráveis para que as famílias consigam honrar compromissos. Além disso, o recuo no custo dos empréstimos favorece a queda da inadimplência.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário