one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As reduções vão variar de 16,2% a 28% para consumidores individuais e industriais, respectivamente

Imagem:

Compartilhar:

Mantega: governo não permitirá elevação das tarifas de energia elétrica

Criado em 29/05/13 14h02 e atualizado em 29/05/13 14h45
Por Daniel Lima e Kelly Oliveira Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (29) que o governo não permitirá a elevação das tarifas de energia elétrica. Ontem (28), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recusou-se a ler as medidas provisórias 601 e 605 aprovadas pela Câmara. A segunda trata da redução das tarifas de energia elétrica. A MP, com isso, perderá o prazo de validade.

Ontem, a chefe da Casa Civil da Presidência da República, ministra Gleisi Hoffmann, já tinha lamentado a decisão dos parlamentares, mas disse que o governo garantiria a entrada em vigor das políticas previstas nas MPs, mesmo que elas não sejam votadas.

“É uma pena, mas não haverá o aumento de energia porque usaremos outros instrumentos, apesar de o Senado não ter aprovado a MP 605 e a 601. Teremos que ver como faremos”, disse. Sobre a MP 601, que desonera a folha de pagamento, Mantega destacou que a decisão do Senado só traz prejuízos para o setor produtivo.

“Deveremos colocar como emenda em outras medidas provisórias que estão em tramitação no Congresso Nacional o que não for aprovado. Vai atrasar um pouco, mas acredito que os parlamentares não irão deixar de aprovar um[a] [redução de] custo de tributo para a indústria brasileira”, informou.

Sobre a elevação no valor do dólar, Mantega disse que a decisão do Federal Reserve (Fed -Banco Central dos Estados Unidos) de sinalizar que poderá elevar as taxas de juros provocou a alteração na cotação da moeda norte-americana no Brasil. “Isso fez com que as taxas de juros, relativas ao dólar, se elevassem no longo prazo e [provocou uma situação em que] a maioria das moedas está se desvalorizando”, enfatizou.

Para Mantega, no entanto, isso não é uma preocupação para o Brasil: com a desvalorização do real, o país fica mais competitivo ao vender seus produtos para o exterior. O ministro deixou claro que não há qualquer intervenção do governo visando à desvalorização do dólar.

“Está havendo uma flutuação do câmbio, com menor intervenção possível do governo. Então, é o mercado que está agindo neste sentido, isso é positivo porque favorece as exportações brasileiras”.

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário