one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Grãos de café

Imagem:

Compartilhar:

Safra de café no ciclo de baixa produtividade pode ser a maior já registrada no país, diz Conab

Criado em 14/05/13 11h33 e atualizado em 14/05/13 11h39
Por Luciene Cruz Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Brasília – A safra nacional de café (arábica e conilon) para o período 2013/2014 pode se tornar a maior no ciclo de baixa produtividade (bienalidade) já registrada no país, informou hoje (14) a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A estimativa de colheita para o próximo ciclo é 48,59 milhões de sacas de 60 quilos do produto.

O estudo destaca a redução da diferença entre safras de alta e baixa produtividades. Segundo a pesquisa, isso ocorre devido à “maior utilização da mecanização, aliada às inovações tecnológicas, às exigências do mercado, à qualidade do produto e à boa gestão da atividade, [que] são fatores extremamente importantes e necessários para o avanço e modernização da cafeicultura”.

Apesar do número positivo no ciclo de baixa bienalidade, quando comparado à produção obtida na safra anterior, houve queda de 4,4%, o que representa 2,23 milhões de sacas a menos. A redução é atribuída ao baixo ciclo do café arábica e do conilon, que tiveram redução de 5,1% e 2,4%, respectivamente, na produção.

O levantamento também ressalta que o regime de chuvas bastante irregular aliado às altas temperaturas influenciou a queda da safra. Com isso, a produção do arábica chega a 36,407 milhões de sacas, 74,9% do volume produzido no país, enquanto a do conilon vai a 12,184 milhões de sacas ou 25,1% do total nacional.

A área plantada com a cultura de café (espécies arábica e robusta) no país totaliza 2,341 milhões de hectares. O resultado mostra um crescimento de 0,54% sobre a área de 2,329 milhões de hectares da safra 2012.

Edição: Juliana Andrade

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário