one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Na última semana, o Ministério Público do Trabalho encontrou irregularidades em dez de 19 obras fiscalizadas no interior paulista

Imagem:

Compartilhar:

Melhora o otimismo dos empresários da construção civil na economia

Criado em 25/06/13 10h01 e atualizado em 25/06/13 10h15
Por Marli Moreira Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Construção Civil
Melhora o otimismo dos empresários da construção civil na economia (Arquivo ABr)

São Paulo- O ânimo dos empresários do setor da construção civil está em movimento de recuperação, segundo mostra a pesquisa Sondagem da Construção do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança da Construção (ICST) teve queda de 3,6% em relação ao  mesmo período do ano anterior.

A intensidade desse recuo, no entanto, é menor do que o apurado no trimestre anterior (-4,3%). No trimestre finalizado em abril, o índice tinha sido de (-6,6%); em março (-7,9%); em fevereiro (-6,9%) e janeiro (-4,8%). Ainda assim, as economias do Ibre/FGV destacam que a pesquisa sinaliza um “nível de atividade econômica ainda bastante moderado para o setor”.

Foi constatada estabilidade na medição sobre a percepção dos empresários quanto ao momento presente. O Índice da situação Atual (ISA) ficou em (-7,1%) ante (-7,2%)atual. Já o Índice de Expectativas (IE) atingiu (-0,6%) ante (-1,9%). De um total de 12 segmentos, oito indicaram melhora entre eles a evolução mais expressiva foi observada no setor de obras para telecomunicações (de 9,2% para 13,1%).

Na enquete feita com 702 empresas, 25% avaliaram como boa a situação atual ante 31,9% que tinham essa mesma percepção, em igual período do ano passado. Quanto aos que consideraram a situação ruim a parcela cresceu de 10,6% para 14,7%.

Sobre a projeção da demanda do mercado para os três meses seguintes, a variação ficou em 0,7% ante -0,6%. Para 35,1% dos entrevistados a tendência é de crescimento ante um índice de 34,3%, no mesmo período do ano passado. Em sentido contrário, a parcela dos que apostam em redução, teve ligeira baixa de 6% para 5,9%.

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário