one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Otimismo volta a cair na indústria

Imagem:

Compartilhar:

Pesquisa da FGV mostra que 46% das indústrias dizem ter dificuldades para fazer investimentos neste ano

Criado em 13/06/13 09h37 e atualizado em 13/06/13 09h44
Por Vitor Abdala Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Sondagem de Investimentos, realizada em abril e maio deste ano pela Fundação Getulio Vargas (FGV), mostra que 46% das empresas da indústria da transformação apontam algum tipo de dificuldade em realizar investimentos produtivos neste ano. O percentual é superior aos 43% observados no ano passado e o maior nível desde 2009 (87%).

De acordo com a pesquisa, o principal entrave para investimentos é a limitação de recursos da empresa, apontado por 39% dos entrevistados. Em 2012, esse motivo era citado por 46% deles. A carga tributária elevada foi apontada por 37% das empresas, proporção maior que os 35% de 2012.

Para 31% das empresas, as incertezas acerca da demanda também são um fator inibidor para investimentos, inferior aos 34% do ano passado. As citações ao custo de financiamento também diminuíram ao passar de 26% em 2012 para 22% neste ano. Já a taxa de retorno inadequada foi apontada por 22% das empresas, mesma proporção do ano passado.

Entre os motivos que deverão levar as empresas a investir neste ano estão aumentar a eficiência produtiva (33%), expandir a capacidade de produção (32%) e substituir máquinas e equipamentos (17%).

 

 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário