one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lâmpadas fluorescentes

Imagem:

Compartilhar:

Aneel autoriza reajustes de energia para Santa Catarina e Pará

Criado em 30/07/13 20h05 e atualizado em 30/07/13 20h22
Por Sabrina Craide Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (30) o reajuste tarifário das empresas Celesc Distribuição e Iguaçu Distribuidora de Energia Elétrica (Ienergia), em Santa Catarina, e Jari Celulose, Papel e Embalagens, no Pará. As novas tarifas entrarão em vigor no dia 7 de agosto.

Para a Celesc, que atende a 2,5 milhões de unidades consumidoras localizadas em 260 municípios de Santa Catarina e um do Paraná, o aumento será 12,9% para as residências e 14,07% para as indústrias.

Os consumidores residenciais atendidos pela Ienergia terão reajuste de 5,87% e os industriais, de 10,01%. A distribuidora atende a 33 mil unidades consumidoras localizadas nos municípios catarinenses de Xanxerê, Xaxim, Marema, Entre Rios, Bom Jesus e Lageado Grande.

A empresa Jari teve aprovado um reajuste de 2,55% para todas as categorias de consumidores. A Jari é um produtor independente de energia, com autorização para atender a 2,9 mil unidades localizadas nas localidades próximas à fábrica de celulose de sua propriedade: distrito de Monte Dourado e vilas de Munguba, Planalto e São Miguel, pertencentes ao município de Almeirim, no estado do Pará.

O reajuste é anual e calculado de acordo com a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) e o fator que subtrai os ganhos de produtividade e outros custos como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário