one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Queda na moagem da cana afeta produção de açucar e etanol

Imagem:

Compartilhar:

Chuvas afetam processamento da cana-de-açúcar nas usinas do Centro-Sul do país

Criado em 10/07/13 17h35 e atualizado em 10/07/13 18h03
Por Camila Maciel Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Plantação de cana-de-açúcar na Colômbia
Na primeira quinzena do mês passado, foram processadas 35,8 milhões de toneladas e, agora, o volume caiu para 29,1 milhões de toneladas (Andres Garzon / Wikimedia Commons)

São Paulo - O volume de cana-de-açúcar processado nas unidades produtoras da região Centro-Sul do país teve queda de 17,5% na segunda quinzena de junho na comparação com a quinzena anterior, segundo levantamento divulgado hoje (10) pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

Na primeira quinzena do mês passado, foram processadas 35,8 milhões de toneladas e, agora, o volume caiu para 29,1 milhões de toneladas. Também houve redução (8,2%) em relação ao mesmo período da safra passada, quando o volume alcançou 31,7 milhões.

Segundo a Unica, essa retração é justificada pelas chuvas que atingiram algumas regiões produtoras, o que dificultou a operacionalização da colheita e reduziu a oferta de matéria-prima para as usinas.

No acumulado da safra (de abril a 1º de julho), por outro lado, o volume processado avançou de 128,38 milhões de toneladas, na safra 2012/2013, para 180,98 milhões de toneladas. O desempenho, no entanto, ainda é 16,11% menor em relação à safra 2010/2011, quando as usinas do Centro-Sul processaram 215,73 milhões de toneladas nesse mesmo período.

Foi registrada novamente tendência de maior produção de etanol, verificada também nos levantamentos anteriores. A matéria-prima direcionada para produção de açúcar na segunda quinzena de junho representou 41,9%. No mesmo período da safra anterior, essa proporção era 47,79%.

No acumulado desta safra, a produção de açúcar está em 41,85%, o que representa o menor percentual das últimas dez safras, excetuando-se apenas o período de 2008/2009, quando o índice foi menor.

Apesar da retração na moagem, a produção de etanol aumentou 5,98% na segunda quinzena de junho, na comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando 1,28 bilhão de litros. A produção de açúcar, por sua vez, teve redução de 16,36%, totalizando 1,5 milhão de toneladas, ante os 1,8 milhão de toneladas produzidos em igual período de 2012.

Em relação ao etanol, o destaque na produção desta quinzena foi a alta de 17,9% no etanol anidro, em relação ao ano passado. A Unica avalia que esse indicador mostra que o setor está comprometido em atender o aumento do nível de mistura de etanol na gasolina, que passou de 20% para 25% em 1º de maio deste ano.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário