one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Escolas ainda exigem itens proibidos na lista de material escolar

Imagem:

Compartilhar:

Confiança do consumidor paulistano tem leve queda

Criado em 01/07/13 12h18 e atualizado em 01/07/13 12h25
Por Marli Moreira Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

São Paulo- O consumidor paulistano demonstrou, em junho, maior receio em relação a maio na projeção do período que se inicia em três meses e termina em junho de 2014, o receio do consumidor paulista é que os preços dos produtos e serviços possam subir com mais força.

Para o período citado, pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) indica que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 0,6%, passando de 146 para 145 pontos.

Foi a quarta queda seguida no ICC. Pela metodologia aplicada pela FecomercioSP, sempre que o índice ultrapassa a marca dos 100 pontos em uma escala de 0 a 200, a leitura que se faz é a de que o consumidor consultado está otimista. O ICC é composto de dois dois índices e em um deles, o Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA), ocorreu alta de 1,6% e a pontuação passou de 145,1 para 147,5.

Já o Índice de Expectativa do Consumidor (IEC), com projeções da percepção do entrevistado para o período de três meses adiante da enquete a um ano, indicou recuo de 2,1% com 143,4 pontos ante 146,5, em maio.

O economista da FecomercioSP, Fábio Pina, disse que esta queda está associada ao sentimento do consumidor de que são passageiros os efeitos das medidas tomadas para conter a inflação. “Esperamos que eles [consumidores ouvidos] estejam errados e que a inflação reflua”, disse o economista.

Ele disse que nesta pesquisa não foram levadas em conta a insatisfação demonstrada na série de manifestações nas ruas: por isto, ele acredita que, no próximo índice, referente a julho, a influência desses episódios possam se refletir em nova queda na confiança do consumidor.

Ainda de acordo com a apuração do Icea de junho foram constatadas diferenças de avaliação segundo a renda dos entrevistados. No grupo das pessoas com renda superior a 10 salários mínimos houve um aumento de 8,5% na confiança com 150,1 pontos e entre os consumidores com renda abaixo desse ganho ocorreu queda de 1,4% com 146,2 pontos.

No IEC, foi verificado o oposto. Os que recebem mais de 10 salários mínimos reduziram a confiança com uma diminuição do índice em 10% e pontuação passado de 148,3 pontos, em maio, para 133,5, em junho. Já os consumidores da faixa de renda mais baixa elevaram a confiança em 1,6%, com 148,1 pontos ante 145,7.

A pesquisa mensal é feita com 2,1 mil consumidores da cidade de São Paulo. Ela afere o sentimento deles sobre a situação econômica atual e a que projetam para um espaço de até 12 meses.

Edição: José Romildo
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário