one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Carvão mineral

Imagem:

Compartilhar:

Volta do carvão aos leilões energéticos é paradoxo ambiental, diz presidente da EPE

Criado em 04/07/13 12h09 e atualizado em 04/07/13 12h15
Por Vinícius Lisboa Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Carvão mineral
Retorno, explica Maurício Tomasquim, ocorre em razão das restrições sócio-ambientais à construção de hidrelétricas com grandes reservatórios na Bacia Amazônica (Foto: Divulgação/CRM Rio Grande do Sul)

Rio de Janeiro – Embora considere que as usinas movidas a carvão mineral voltem aos leilões de geração de energia elétrica com a vantagem de elevar a disponibização de fontes de energia permanente, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tomasquim, disse que considera a opção um paradoxo.

"É um paradoxo ambiental mas, no fundo, representa a escolha que se faz na sociedade", afirma Tomasquim. Essas térmicas estarão no próximo leilão A-5, marcado para 29 de agosto, em São Paulo. O A-5 é uma modalidade de leilão que vende a energia a ser produzida em um período de cinco anos.

A volta do carvão aos leilões, explica, ocorre em razão das restrições sócio-ambientais à construção de hidrelétricas com grandes reservatórios na Bacia Amazônica. Outra razão são os preços ainda pouco competitivos do gás natural, menos poluente que o carvão. Usinas eólicas e hidrelétricas sem reservatório são mais viáveis. No entanto, por dependerem de condições naturais estáveis (ventos e chuvas), enfrentam também dificuldades para serem implementadas.

"Prefiro as usinas hidrelétricas com reservatório, mas é uma decisão que tem de ser discutida com a sociedade: hoje o sinal que se tem tido é de resistência à hidrelétrica", disse Tomasquim.

Segundo a EPE, a permanência do carvão nos próximos leilões vai depender das descobertas de gás natural que podem ocorrer nos próximos anos e dos investimentos para tornar o gás natural liquefeito mais barato.

O próximo leilão A-5 incluirá também a hidrelétrica de Sinop, no Rio Teles Pires, no Mato-Grosso, e térmicas a gás e biomassa. Outro leilão A-5 está sendo preparado para dezembro: nele pode ser incluída a usina hidrelétrica de São Manoel, que ainda depende de licenciamento ambiental e de negociação com índios Mundurucu.

Ontem, 34 usinas a óleo foram desligadas depois de nove meses de funcionamento, a um custo mensal de R$ 1,4 bilhão. A necessidade das usinas térmicas surgiu a partir do período seco, em 2012, e também do crescimento do consumo de energia. O consumo continua a evoluir, de forma acelerada, alimentado pelo aumento da renda e do consumo nos últimos anos, apesar das menores taxas de crescimento econômico verificadas desde o ano passado.

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário