one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dinheiro

Imagem: Marcos Santos/USP Imagens

Compartilhar:

Altas taxas não impedem compra de papéis vendidos pelo Tesouro

Criado em 22/08/13 21h16 e atualizado em 22/08/13 21h52
Por Wellton Máximo Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Brasília – O Tesouro Nacional vendeu títulos prefixados (com taxas definidas com antecedência) a taxas altas para mostrar que os investidores continuam demandando esses papéis apesar da turbulência financeira, disse hoje (22) o subsecretário de Dívida Pública do órgão, Paulo Valle. Segundo ele, a decisão de aceitar os juros em torno de 12% ao ano pedidos pelos compradores fornece uma referência para o mercado e confirma que os aplicadores ainda estão interessados em adquirir papéis de até dez anos do governo brasileiro.

Nos leilões de hoje, o Tesouro vendeu 500 mil NTN-F (Notas do Tesouro Nacional, série F) com vencimento em 2019 a 11,98% ao ano e 500 mil NTN-F com vencimento em 2023 a 12,05% ao ano. Há poucas semanas, esses papéis estavam com taxas abaixo de 10% ao ano. “Em momentos de volatilidade, os preços ficam excessivos. Mesmo assim, vendemos papéis de longo prazo para mostrar que existe demanda nesse preço”, explicou o secretário.

Paulo Valle ressaltou que a demanda chegou a ficar acima do número de papéis ofertados. Segundo ele, os compradores queriam 2 milhões de papéis, e o Tesouro vendeu 1 milhão de NTN-F – 500 mil papéis de cada tipo. De acordo com o subsecretário, o órgão chegou até a lucrar. Hoje, o Tesouro vendeu R$ 573 milhões a mais do que comprou em títulos prefixados.

No caso da NTN-F 2023, o Tesouro vendeu os títulos a 12,05% ao ano e recomprou os mesmos papéis a 12,28% ao ano. “Não é objetivo do Tesouro lucrar com essas operações, mas isso mostra o quanto o mercado está disfuncional porque os investidores estão se desfazendo de papéis com taxas mais altas que a dos leilões de venda porque acreditam que as taxas vão subir ainda mais”, disse.

Por meio dos títulos públicos, o governo pega emprestado recursos dos investidores para honrar compromissos. Em troca, o Tesouro Nacional se compromete a devolver os recursos com alguma correção, que pode ser prefixada (determinada no momento da emissão) ou seguir a inflação, a taxa Selic (juros básicos da economia) ou o câmbio. Os juros representam a desconfiança dos compradores que o governo dê um calote. Quanto mais alta a taxa, maior o risco para os donos dos títulos e maior o custo para o Tesouro administrar a dívida pública.

 

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário