one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Farinhas e produtos locais fazem parte da feira

Imagem:

Compartilhar:

Segunda prévia de novembro mostra diminuição no índice que corrige aluguéis

Criado em 19/11/13 12h56 e atualizado em 19/11/13 13h16
Por Cristiane Ribeiro Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado como referência para o reajuste de contratos de aluguel, registrou variação de 0,3% na segunda prévia de novembro. A taxa ficou bem abaixo da registrada no mesmo período de coleta em outubro, de 0,91%, conforme divulgou hoje (19) a Fundação Getulio Vargas. No ano, o índice acumula alta de 4,89% e nos últimos 12 meses, de 5,61%.

O comunicado da instituição mostra que a maior contribuição para o resultado foi a desaceleração nos preços dos produtos vendidos no atacado. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), responsável por 60% da composição do IGP-M, variou 0,22% na segunda apuração de novembro, ante a taxa de 1,2% no mesmo período do mês anterior. O destaque foi para o subgrupo alimentos processados, com queda na taxa de 2,68% para 0,54%.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que responde por 40% do IGP-M, ficou em 0,55%, ante a variação de 0,36%, na mesma comparação. A FGV atribui o aumento da taxa ao grupo alimentação, que tiveram reajuste de preços de 0,78%, contra 0,38%, puxado pelo item hortaliças e legumes. Os preços aumentaram 2,32%, ante a queda de 8,1% registrada na segunda prévia de outubro.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que contribui com 10% na composição do IGP-M, variou 0,27% na segunda apuração de novembro, contra a taxa de 0,31% no mesmo período do mês anterior. A parcela relativa a Materiais, Equipamentos e Serviços recuou de 0,64% para 0,37% e a parcela que representa o custo da mão de obra variou 0,18%. Na segunda prévia de outubro, este índice não registrou variação.

Edição: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário