one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Prêmio da Mega da Virada sai para três apostadores

Imagem:

Compartilhar:

Tombini anuncia criação do Fundo Garantidor de Cooperativismo de Crédito

Criado em 04/11/13 20h05 e atualizado em 04/11/13 20h41
Por Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Brasília – O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, anunciou hoje (4), em Fortaleza, na instalação do 5º Fórum sobre Inclusão Financeira, a criação do Fundo Garantidor de Cooperativismo de Crédito (FGCoop), que, segundo ele, garantirá mais proteção aos depósitos dos cooperados e contribuirá para fortalecer o cooperativismo de crédito brasileiro.

Leia mais:

Camex aplica medidas antidumping a importações da China, dos EUA e da Alemanha

Governo reduz Imposto de Importação de 124 produtos sem similar nacional

Inflação medida pelo IPC-S sobe em cinco das sete capitais pesquisadas

Ele informou também que foi publicada a regulamentação de serviços de pagamentos móveis no Brasil (mobile payments). “Não tenho dúvida de que, a partir dessa regulamentação, observaremos nos próximos meses importante evolução nas transações financeiras cotidianas”, e o BC acompanhará esse processo para assegurar que ocorra com segurança e integridade, disse ele.

Ao falar sobre o FGCoop, Tombini destacou que os pilares fundamentais para garantir a plena inclusão são educação financeira, proteção e inovação. Por isso, além da proteção do fundo, a educação é necessária para consolidar a inclusão e, especialmente, os ganhos econômicos e sociais observados nos últimos anos.

Para ele, a inclusão será ainda mais reforçada com o lançamento do programa Cidadania Financeira e do Guia de Excelência de Educação na Oferta de Serviços Financeiros. Tombini disse que o Brasil avançou muito em inclusão financeira, pois os bancos estão cada vez mais presentes no país, e todos os municípios contam com pelo menos um ponto de acesso ao sistema financeiro.

Ele destacou, porém, que o acesso à conta bancária e a proximidade física de pontos de atendimento são apenas uma dimensão da inclusão financeira e que as instituições do setor têm de levar em conta que a qualidade e a integridade dos serviços “são pré-requisitos fundamentais para que o processo seja sustentável e benéfico a todos”.

Edição: Nádia Franco

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário