one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


usina Santo Antônio Rondônia

Imagem:

Compartilhar:

Aneel cancela cessão de energia entre usinas do Rio Madeira

Criado em 10/12/13 16h44 e atualizado em 10/12/13 17h05
Por Sabrina Craide Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Brasília – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aceitou hoje (10) um pedido de reconsideração apresentado pela Santo Antônio Energia, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira (RO), e decidiu que a empresa não terá mais que ceder energia para a hidrelétrica vizinha, a Jirau, que está sendo construída no mesmo rio.

Em julho deste ano, a Aneel aprovou o aumento da cota de reservatório da Usina Santo Antônio, possibilitando agregar mais 207 megawatts (MW) médios à potência instalada da usina (3.150 MW). Os diretores decidiram, no entanto, que a Santo Antônio Energia terá que ceder 24,3 megawatts médios de garantia física para a Energia Sustentável do Brasil, responsável pela Usina Hidrelétrica Jirau. A medida foi adotada porque os empreendedores alegavam que o aumento da capacidade de Santo Antônio iria prejudicar o desempenho de Jirau.

Segundo o relator do pedido de suspensão da cessão de energia, diretor Edvaldo Santana, a decisão anterior da Aneel interfere no âmbito de atuação do poder concedente, o Ministério de Minas e Energia, o que torna sua legalidade “bastante questionável”. A Santo Antônio Energia argumenta que a imposição da medida inviabilizaria os investimentos da empresa e a geração adicional de energia da usina.

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário