one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sala de controle de fábricas

Imagem:

Compartilhar:

Produção de bens de capital avança 18,8% e categoria lidera crescimento

Criado em 04/12/13 09h59 e atualizado em 04/12/13 10h17
Por Vinícius Lisboa Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Sala de controles da fábrica de celulose Veracel
Sala de controle de fábricas (Marcello Casal Jr/ABr)

Brasília - Os bens de capital tiveram em outubro de 2013 a maior alta na produção entre as categorias pesquisadas, com crescimento de 18,8% sobre o mesmo mês do ano passado, e avanço de 0,6% comparado a setembro último, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Bens de capital incluem fábricas, máquinas, ferramentas, equipamentos e outros instrumentos utilizadas para produzir outros produtos de consumo. 

Leia também no Portal EBC: 

Indústria avança 0,6% em outubro, divulga IBGE

Inflação fica estável em São Paulo

Já os bens intermediários, usados em processos de produção para serem transformados em bens finais, subiram 0,3% ante o mês imediatamente anterior, mas caíram 0,7% em relação a outubro de 2012.

O mesmo desempenho (0,3%) foi registrado para os bens de consumo sobre setembro. Mas houve queda de 1,3% na comparação com o décimo mês do ano passado. Os bens duráveis tiveram quedas de 0,6% e 3,2%, respectivamente, e os semiduráveis e não duráveis subiram 1% na primeira base de comparação, mas caíram 0,7% na segunda.

Dos 27 ramos da indústria pesquisados, 21 tiveram alta em relação a setembro. Destacaram-se no impacto positivo sobre a taxa geral: edição, impressão e reprodução de gravações (13,1%), máquinas e equipamentos (2,7%), refino de petróleo e produção de álcool (2,2%) e indústrias extrativas (2%). 

Os ramos que puxaram a taxa para baixo com mais força foram veículos automotores (-3,1), bebidas (-5,9%), outros produtos químicos (-2,2%) e alimentos (-0,6%). 

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário