one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasil repassa tecnologia agropecuária para países da África e América do Sul

Imagem:

Compartilhar:

Queda de investimentos e da produção agropecuária provocam queda no PIB

Criado em 03/12/13 11h39 e atualizado em 03/12/13 11h58
Por Vitor Abdala Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – A queda de 3,5% da agropecuária foi a principal causa do recuo de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) pelo lado da produção, no terceiro trimestre deste ano na comparação com o trimestre anterior. 

Segundo a pesquisadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Rebeca Palis, a queda da agropecuária é reflexo tanto da produção menor de produtos típicos do terceiro trimestre (como o café e a laranja) quanto do fim da safra de soja, que se concentra no primeiro semestre.

Leia também outras notícias em Economia

“Apesar de a agropecuária ser a atividade que mais cresce no ano [com alta acumulada de 8,1%], [não há mais] mais a safra da soja, que é o produto que mais cresceu neste ano e influenciou muito nas altas taxas de crescimento da agropecuária no primeiro semestre”, disse Rebeca.

Outras atividades econômicas também tiveram queda no terceiro trimestre, como outros serviços (-0,4%), indústria da transformação (-0,4%) e construção civil (-0,3%). A queda da construção civil, inclusive, teve impacto no recuo da formação bruta de capital fixo (investimentos) de 2,2% no trimestre, pelo lado da demanda.

“A gente teve uma taxa expressiva de crescimento da formação bruta de capital fixo, de 7,3%, no trimestre, mas foi um crescimento menor do que o do trimestre anterior, que havia sido de 9,1%. Por isso, [houve] essa queda na ponta da série, influenciada pela construção civil, que também teve uma taxa menor nesse trimestre”, afirmou a pesquisadora.

Por outro lado, o consumo das famílias, que cresceu 1% entre o segundo e o terceiro trimestres, evitou uma queda maior do PIB. Segundo a pesquisadora, a alta pode ser explicada pela continuidade do crescimento da massa salarial real e do crédito. 

Edição: José Romildo

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário