one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Kika mostra de onde vem a energia elétrica

Imagem:

Compartilhar:

Consumo de energia no setor de comércio e serviços cresce 5,7%

Criado em 29/01/14 19h42 e atualizado em 29/01/14 19h53
Por Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O nível de emprego no setor de comércio e serviços - responsável por cerca de 76% dos novos postos de trabalho criados em 2013 -, aliado à expansão da atividade do comércio varejista, levaram a que o consumo de energia do setor crescesse 5,7% no resultado acumulado de 2013, frente a 2012 – resultado 2,2 pontos percentuais superior a expansão do consumo global de energia elétrica no ano passado, que foi 3,5%.

Confira mais notícias no Portal EBC

Os dados constam da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgado hoje (29) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A expansão se deu sob uma base já elevada, uma vez que em 2012 o setor de comércio e serviço cresceu 7,9%. Segundo o levantamento da EPE, em 2013 o consumo de energia elétrica no setor de comércio e serviços totalizou 83,7 terawats-hora (TWh).

O volume de vendas no varejo, principal consumidor de eletricidade da classe comercial, expandiu-se à taxa de 4,3% até novembro, segundo levantamento da Pesquisa Mensal do Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PMC/IBGE). Este crescimento se deu apesar do comportamento mais cauteloso do consumidor, que vem privilegiando o acerto de dívidas às compras, segundo avaliação do próprio Serasa.

Também contribuiu para a alta expressiva, a influência de mudanças na classificação de consumidores, principalmente em São Paulo, onde no último trimestre do ano, registrou-se a conclusão do processo de reclassificação de condomínios residenciais, antes faturados na classe residencial para a classe comercial.

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário