one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ministério publica regras para comércio de sêmen de caprinos e ovinos

Criado em 23/01/14 22h20 e atualizado em 23/01/14 22h24
Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou hoje (23), no Diário Oficial da União, instrução normativa com as regras para o processamento e comercialização de sêmen de caprinos e ovinos no Brasil. Embora existam normas para outras espécies, ainda não havia regulamentação para o sêmen desses dois tipos de criação. O texto foi consolidado após consulta pública ao setor produtivo. Segundo o ministério, os critérios estão alinhados ao código sanitário da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A medida entra em vigor nesta quinta-feira.  

Leia mais notícias

A instrução normativa prevê que a coleta, processamento, distribuição e comercialização só podem ocorrer nos Centros de Coleta e Processamento de Sêmen registrados no Ministério da Agricultura. Para ingresso nos centros, os animais deverão ter documento oficial de trânsito animal e atestado de saúde emitido por veterinário registrado no Conselho de Medicina Veterinária.

A norma determina ainda que, no caso de rebanhos certificados pelo ministério como livres de doenças, não são necessários  testes. No entanto, é preciso apresentar declaração assinada pelo médico veterinário responsável pela propriedade de origem dos animais e o próprio certificado emitido pelo Ministério da Agricultura. 

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário