one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini

Imagem:

Compartilhar:

BC acompanha caso das contas de poupança da Caixa, diz Tombini

Criado em 18/03/14 15h15 e atualizado em 18/03/14 15h40
Por Kelly Oliveira Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse que está acompanhando a correção de procedimentos adotados pela Caixa ao encerrar contas de poupança. A Caixa registrou os recursos dessas contas como receitas operacionais, o que elevou o lucro líquido da empresa em R$ 420 milhões no balanço de 2012 depois do pagamento de tributos.

Leia mais notícias no Portal EBC

BC faz previsão de inflação

Segundo Tombini, o processo de encerramento de contas é previsto, mas os valores das contas não poderiam ser registrados da forma como a Caixa fez.  “O Banco Central determinou a cessação dessa prática”, disse. Ele foi ouvido hoje (18) em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Tombini disse ainda que não divulga procedimentos internos em relação a casos específicos, como o da Caixa, mas enfatizou que o BC dispõe de mecanismos para assegurar o cumprimento de normas da autoridade monetária e do Conselho Monetário Nacional. “A ação do Banco [Central] é tempestiva. É anterior a qualquer reportagem. Nossos mecanismos foram acionados”, disse.

Em janeiro, reportagem da revista Isto É informou que a Caixa havia encerrado ilegalmente as contas com irregularidades no CPF ou no CNPJ, incorporando os recursos da caderneta de poupança e usando o dinheiro para inflar os lucros em 2012.

Em janeiro, o Ministério Público Federal anunciou a abertura de investigação sobre o caso, mesmo com a alegação da Caixa de que os clientes que tiveram suas contas de poupança encerradas têm direito ao saldo existente, a qualquer tempo, após regularização.

Editor Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário