one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Detran - DF submeterá veículos a diesel a inspeção veicular ambiental a partir de 2013

Imagem:

Compartilhar:

Brasil deixará de importar diesel em até três anos

Criado em 12/03/14 15h39 e atualizado em 12/03/14 18h56
Por Nielmar de Oliveira Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

O diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Florival Carvalho, disse hoje (12) que o país poderá se tornar auto-suficiente na produção de óleo diesel em três anos, quando entrarem em operação as duas unidades de refino previstas para a Refinaria Abreu e Lima.

Leia também:

Brasil deixará de importar diesel em até três anos

Comitê muda de "baixíssima" para "baixa" probabilidade de faltar energia

No 9º Seminário de Avaliação do Mercado de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis, no Rio, o diretor previu que o mercado de combustíveis deverá se manter no mesmo ritmo de crescimento deste ano, expandindo entre 4% a 5%.

Em relação ao mercado de óleo diesel, os números da ANP indicam que o consumo de óleo diesel cresceu 4,6% em 2013, em relação a 2012, passando de 55,9 bilhões para 58,4 bilhões de litros.

“Deste total, o país teve que buscar no mercado externo cerca de 9,9 bilhões de litros do produto – o volume da nossa dependência externa. Com a entrada dos primeiros trens [unidades] da refinaria a dependência vai reduzir bastante, principalmente de óleo diesel, e devemos deixar de importar em um prazo de dois a três anos”, disse.

Com início de operação previsto para o final do ano, a Refinaria Abreu e Lima encontra-se com mais de 80% das obras concluídas. A primeira unidade terá início de operação em novembro, com capacidade de 115 mil barris por dia.

Quando a segunda unidade entrar em operação, serão processados 230 mil barris diários de petróleo, o que deverá acontecer em maio de 2015 – o equivalente a 11% da capacidade atual de refino de petróleo no Brasil.

A refinaria será a nossa unidade operacional com a maior taxa de conversão de petróleo em diesel: o equivalente a 70% de sua produção. A refinaria produzirá ainda derivados como nafta; coque de petróleo e gás liquefeito de petróleo.

Editor: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário