one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ministério promove encontro para debater política nacional para setor pesqueiro

Criado em 18/09/14 14h19 e atualizado em 18/09/14 14h21
Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O Rio de Janeiro recebe hoje (18) e amanhã (19) o encontro Diálogos. Promovido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o evento reúne aproximadamente 140 representantes da sociedade civil e de todos os segmentos do setor pesqueiro, entre eles o da pesca ornamental, industrial e artesanal. Conforme o MPA, o objetivo é discutir diretrizes para uma política nacional para o setor.

O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, explicou que o encontro é uma forma de buscar soluções de governo para ampliação de incentivos ao segmento. “O Brasil tem mais de mil reservas de água e é um dos países com maior potencial de crescimento nos setores de aquicultura e pesca. É muito importante que busquemos investir por meio de políticas públicas nessas áreas, que geram trabalho, renda e desenvolvimento para o país”, disse.

De acordo com Lopes, uma das sugestões para debate é a criação de um imposto para os peixes importados, que “competem de forma desigual com a indústria nacional”. Também serão debatidas a autorização para instalação de parques aquícolas em águas de domínio da União, para aumentar a produção de pescado, e aprovação, na Câmara dos Deputados, do Programa de Modernização da Frota Pesqueira (Pró-frota). O ministro acrescentou que pensa incluir nessa discussão representantes dos ministérios do Meio Ambiente, do Trabalho e da Agricultura.

Durante o encontro, Eduardo Lopes  assina  acordos de cooperação técnica com a Marinha do Brasil e com o Instituto Federal Fluminense (IFF). Os convênios permitirão que o IFF ministre cursos do Ensino Profissional Marítimo para habilitar pescadores a trabalhar embarcados. Atualmente, somente seis institutos federais são credenciados pela Marinha. “Os pescadores não conseguem se adaptar às novas exigências do trabalho. Queremos capacitar e formar esses profissionais”, concluiu o ministro.

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário