one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


usina Santo Antônio Rondônia

Imagem:

Compartilhar:

Usina Santo Antônio paga dívida com Câmara de Comércio de Energia Elétrica

Criado em 05/09/14 19h50 e atualizado em 05/09/14 20h08
Por Pedro Peduzzi Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

A Santo Antônio Energia, empresa responsável pela operação da Usina Santo Antônio (RO), divulgou na tarde de hoje (5), uma nota na qual informa que liquidará a dívida que tem na Câmara de Comércio de Energia Elétrica (CCEE). A decisão de fazer o aporte de R$ 850 milhões para cumprir compromissos com o mercado foi tomada em assembleia-geral extrordinária de suas empresas associadas.

De acordo com o presidente da Santo Antônio Energia, o aporte resolve apenas momentaneamente o problema pelo qual passa o empreendimento, que teve atraso no andamento das obras.

Veja também no Portal EBC:

Aneel analisa pedido para prorrogar cronograma da Usina Santo Antônio

Quase 80% das usinas hidrelétricas em construção estão atrasadas, diz TCU

Hoje, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adiou o julgamento dos processos  que determinarão se houve ou não responsabilidade das empresas gestoras das usinas hidrelétricas instaladas no Rio Madeira (Jirau e Santo Antônio) pelo atraso no andamento das obras. De acordo com as concessionárias, as greves ocorridas nos dois empreendimentos comprometeu o fornecimento de energia planejado para o mercado, o que as obrigou a contratar energia para compensar a que era devida na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A Aneel vai julgar um documento, chamado tecnicamente de excludente de responsabilidade, em que empresa propõe postergar por 63 dias o cronograma para entrada em operação das turbinas da usina, de forma a se eximir da responsabilidade pelos compromissos de entrega de energia que, apesar de contratada, não vai ser entregue.

Valendo-se de uma regra que permite vender livremente a energia caso consiga antecipar os cronogramas da obra, a Usina Santo Antônio  comercializou a commoditie tanto no mercado livre como no regulado. Ao prorrogar a data para a entrada em operação de suas turbinas, a concessionária tenta ampliar prazos, de forma a se eximir, por um tempo maior, da obrigação assumida durante o leilão, de vender 70% para o mercado regulado e 30% para o mercado livre.

A Aneel analisará também uma solicitação, pela qual a Santo Antônio Energia pede revisão do chamado Fator de Indisponibilidade (FID) das turbinas, que devem estar 99,5% do tempo à disposição do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Editor: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário