one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Empresas apresentam ao governo projetos alternativos de captação e reuso de água

Criado em 30/01/15 12h45 e atualizado em 30/01/15 14h01
Por Nielmar de Oliveira Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

água desperdício

As grandes indústrias abastecidas pela Cedae apresentarão projetos  de captação e reuso de água  para evitar o racionamento (Foto: Divulgação/Cesan)

Pelo menos quatro das grandes indústrias que são atualmente abastecidas pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), a partir do Sistema do Guandu, apresentarão hoje (30) ao governo do estado projetos alternativos de captação e reuso de água para evitar o racionamento nos próximos meses em razão da crise hídrica, que está se formando em decorrência da falta de chuvas.

Ontem (29) o governador Luiz Pezão anunciou a intenção de encaminhar, à Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), projeto de lei estabelecendo a obrigatoriedade da adoção, por parte das grandes industrias, de política de reuso de água.

Os representantes das indústrias estiveram reunidos, também, ontem, com o governo para discutir o problema. Eles terão que apresentar ainda hoje, um documento oficializando a necessidade mínima para o funcionamento das empresas.

Segundo informações do governo, elas terão que fornecer informações que apontem quantidade e qualidade da água utilizada para manter suas operações. Com estes dados, o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa e o presidente da Cedae, Jorge Briard, esperam formatar um novo mecanismo de reuso da água destas indústrias.

Na ocasião, o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, anunciou a adoção de uma política de governo permanente, incentivando a reutilização da água, até então, descartada na linha de produção das indústrias. A proposta foi comunicada, em particular, aos representantes das quatro principais empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz, convocados pelo secretário e pelo presidente da Cedae para avaliar a situação dos reservatórios que abastecem o estado do Rio de Janeiro.

Segundo André Corrêa, a situação destas empresas é particularmente mais grave porque utilizam a água do Rio Paraíba do Sul, abaixo do sistema de captação do Guandu, responsável pelo abastecimento de 9 milhões de habitantes da região metropolitana do Rio de Janeiro. O problema se agrava por conta da crise hídrica que afeta a Região Sudeste, a maior dos últimos 84 anos.

André Corrêa antecipou, ainda, que outros segmentos da indústria, que operam na região, também serão convidados para debater mecanismos que estimulem o consumo eficiente, em suas linhas de produção.

As informações do governo indicam que a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc) será a próxima convocada para uma rodada de negociação, a fim de se adequar ao novo sistema. Hoje, a empresa detém uma outorga de captação de 2 metros cúbicos (m3) por segundo volume superior ao necessário. No caso específico da Reduc, este volume poderá ser revisto, e adotada uma solução semelhante à do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), que já utiliza a água produzida a partir do esgoto tratado na Estação de Alegria, no Caju.

Como a prioridade é o consumo humano e as indústrias terão que se adequar à esta política de reuso, André Corrêa foi enfático ao afirmar que vai usar a prerrogativa da gestão de recursos hídricos, da legislação ambiental: “ Acredito que isso não vai acontecer, mas, nós podemos, sim, cassar outorgas de empresas”.

O sistema, administrado pela Cedae, foi projetado para operar com a vazão média de 250 m3 por segundo e vazão mínima de 190 m3. Atualmente, por causa da escassez de chuvas, a concessionária está operando com 145 m3 por segundo, conforme recomendação da Agência Nacional de Águas (ANA) para compensar o período prolongado de seca na região.

O problema das indústrias se tornou mais preocupante, na reunião de quarta-feira (28) em Brasília. A ANA acenou com a possibilidade de propor a redução para 110 m3 por segundo. Para o secretário, essa redução torna a situação do estado do Rio insustentável.

“Ela é extremamente limitante. A gente entende a gravidade do problema de São Paulo, todos nós somos brasileiros, mas a gente acredita que esse número dificulta muito, torna praticamente inviável a gestão de recursos hídricos do Rio de Janeiro”, reconheceu André Corrêa.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário