one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Contratos de energia foram firmados em 1990

Imagem:

Compartilhar:

Risco de o país ter déficit de energia aumenta, mas sistema mantém equilíbrio

Criado em 07/01/15 20h50 e atualizado em 07/01/15 22h50
Por Pedro Peduzzi Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O risco de haver déficit de energia, em 2015, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, subiu dos 4,2% registrados em dezembro de 2014 para 4,9% neste mês, informou hoje (7) o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Na Região Nordeste, o risco, que estava em 0,3%, passou para 1,2%. De acordo com o comitê, a carga prevista para 2015 é da ordem de 67.260 megawatts (MW) médios de energia.

Leia mais: Novo ministro condena reivindicações de setores do governo para volta da CPMF

Em dezembro, a chuva registrada ficou acima do normal na Região Sul, exceto no oeste e sul do Paraná. Já na maior parte do país – em especial nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte – as chuvas ficaram abaixo da média histórica. No Nordeste, as precipitações também foram deficitárias, mas em valores mais próximos à média histórica. Apesar da chuva abaixo da média na maior parte do país, o comitê informou, por meio de nota, que o sistema elétrico encontra-se “estruturalmente equilibrado", devido à capacidade de geração e transmissão instalada no país, que continua sendo ampliada com a entrada em operação de usinas, linhas e subestações.

Apesar de, na avaliação do CMSE, o sistema apresentar “equilíbrio estrutural”, é considerada a possibilidade de “ações conjunturais específicas”, caso necessárias – medidas que, em tese, podem ser desde o acionamento de térmicas, até determinações para alterações no nível dos reservatórios, ou mesmo racionamento de energia. Ainda segundo a nota, o Sistema Interligado Nacional tem condições para abastecer o país em 2015, embora as principais bacias hidrográficas onde se situam os reservatórios das regiões Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste tenham enfrentado situação climática desfavorável no período úmido do ano anterior.

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário