one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Aneel define aumento de taxa de retorno das distribuidoras de energia

Criado em 03/02/15 16h40 e atualizado em 03/02/15 16h47
Por Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (3) um aumento de 7,5% para 8,09% da taxa de retorno para as distribuidoras de energia, denominada Wacc. O novo percentual deverá ser aplicado durante o quarto ciclo de revisões tarifárias das distribuidoras, que ocorrerá entre 2015 e 2018. A previsão é que o impacto desse aumento nas tarifas seja cerca de meio ponto percentual.

No terceiro ciclo de revisão tarifária, aprovado em 2011, a taxa foi reduzida de 9,95% para 7,5%. O índice que havia sido proposto para o quarto ciclo foi 7,16%, mas, após audiência pública, o valor aumentou.

O Waac é a remuneração dos investimentos das distribuidoras e é calculado com base nos riscos do negócio de distribuição de energia elétrica no país e das taxas de juros da economia. O índice entra no cálculo do reajuste das tarifas das distribuidoras, que levam em conta também questões como variação da inflação e os gastos com a compra de energia.

“Acreditamos que fizemos a melhor escolha, acreditamos no sucesso do novo Wacc que será aplicada nas próximas revisões”, disse o diretor André Pepitone, relator da matéria. Durante a reunião da diretoria, representantes de distribuidoras pediram que a Aneel coloque o Wacc em termos compatíveis com os riscos da atividade de distribuição. 

Editor Fábio Massalli
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário