one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Índice de Basileia sobe 1,2 ponto percentual e atinge 16,7% em dezembro de 2014

Criado em 19/03/15 13h23 e atualizado em 19/03/15 13h25
Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O Índice de Basileia das instituições financeiras que operam no Brasil atingiu 16,7% em dezembro de 2014. O indicador cresceu 1,2 ponto percentual em relação a junho do ano passado. Os dados foram informados hoje (19) pelo Banco Central (BC), no Relatório de Estabilidade Financeira, publicação semestral que analisa riscos no sistema financeiro nacional.

O Índice de Basileia mede a relação entre o capital das instituições financeiras e os recursos emprestados. O objetivo é assegurar que os bancos tenham capital suficiente para suportar riscos de perda. Segundo o relatório do BC, o Índice de Basileia foi “influenciado por mudanças regulatórias que visaram adequar o arcabouço normativo à fase atual do ciclo de crédito no Brasil”.

O BC também realizou simulação do pleno funcionamento de Basileia III, regras acordadas pelos bancos centrais das principais economias, cuja implementação é gradual.

De acordo com a autoridade monetária, caso as regras estivessem valendo, o Índice de Basileia ficaria em 13,5%. No Brasil, o índice mínimo exigido é 11%. A recomendação internacional alcançou 8%. O BC destacou que os indicadores de capital ficaram acima dos requerimentos regulatórios e que a solvência do sistema bancário permaneceu estável.

Representantes do BC ressaltaram que, nas simulações de situação de estresse, “o sistema apresentou adequada capacidade de suportar efeitos de choques decorrentes de cenários adversos” e que o risco de liquidez manteve-se baixo. Conforme a autoridade monetária, no segundo semestre do ano passado o montante de ativos líquidos das instituições financeiras aumentou R$ 82 bilhões.

De acordo com o relatório, o sistema de pagamentos brasileiro funcionou de forma eficiente e segura no segundo semestre de 2014. Para o diretor de Fiscalização do BC, Anthero Meirelles, apesar do ambiente externo complexo, “o sistema financeiro brasileiro comportou-se muito bem”. Segundo ele, o sistema é “robusto e capaz de suportar situações de estresse”.

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário