one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Indicadores da indústria caem no primeiro trimestre, mostra pesquisa

Criado em 05/05/15 11h37
Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

A indústria brasileira iniciou 2015 com todos os indicadores em queda, segundo a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada hoje (5) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Dados do primeiro trimestre mostram retração do faturamento real, horas trabalhadas, empregos, massa salarial real e rendimento médio real, na comparação com igual período de 2014.

As maiores quedas foram das horas trabalhadas e do faturamento real, com recuo respectivo de 8,5% e 6%, em comparação aos três primeiros meses de 2014. A massa salarial real, por sua vez, caiu 4,1%, e o emprego, 3,9% no período. O rendimento médio real teve variação negativa de 0,2% em comparação ao primeiro trimestre do ano passado. 

Levando-se em conta apenas o mês de março, houve recuo da maioria dos indicadores tanto em comparação a março de 2014 quanto em relação a fevereiro. Comparando março deste ano com igual mês do ano passado, o faturamento real subiu 0,2%, mas as horas trabalhadas, o emprego, a massa salarial e o rendimento médio caíram, respectivamente, 5,9%, 4,5%, 5% e 0,6%. Em comparação a fevereiro deste ano, o faturamento cresceu 0,5%, enquanto horas trabalhadas, emprego, massa salarial e rendimento recuaram 0,9%, 0,8%, 1,4% e 0,8%.

A utilização da capacidade instalada pela indústria ficou em 80,8% em março. Houve melhora de 0,7 ponto percentual em relação a fevereiro deste ano, mas queda de 0,4 ponto percentual em comparação aos 81,2% registrados para o mesmo mês de 2014.

Na avaliação da CNI, as variações positivos registradas para o faturamento e a utilização da capacidade instalada em março não são suficientes para reverter o cenário adverso da indústria. A entidade destacou que os dois indicadores “seguem em baixo nível em suas séries históricas”. 

 

Editor José Romildo
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário